sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Bandeira Brasileira do Império: 1822


Ficheiro:Flag of Empire of Brazil (1822-1847).svg

A bandeira do Império do Brasil foi o pavilhão usado desde a Independência até a proclamação da República, quando então ganharíamos uma com nova configuração e simbolismo.

Nela podemos ver a predominância do verde e do amarelo (marcantes em nossos pavilhões) já sob a forma de retângulo e losângulo. Ao centro a bandeira contém uma formação circular formada por 19 estrelas. Mais ao centro, no interior da formação estrelada circular, vemos elementos simbólicos que remetem à antiga bandeira do Principado do Brasil e à Cruz da Ordem de Cristo. 

Abaixo do Brasão central vemos dois galhos ou ramos de plantas: o da esquerda trata-se de um ramo do café (coffea), intimamente ligado a nossa cultura agrícola e, até hoje, um dos grandes símbolos nacionais; o da direita é um ramo de tabaco (nicotiana tabacum). Um discreto laço vermelho une as duas plantas.

Por fim, acima do brasão presente ao centro do losango amarelo, pode-se vislumbrar a Coroa Imperial, presente em quase todas as bandeiras nacionais de períodos pré-republicanos.



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Para que serve o sexo?


Na opinião de alguns biólogos, o sexo só atrapalha. Os animais que se valem dele para procriar gastam uma parcela enorme do seu tempo à procura da cara-metade, em vez de se dedicar a atividades mais úteis. E ainda correm o perigo de acabar na barriga de um predador. Bem mais espertos seriam, por esse raciocínio, os seres assexuados, como as bactérias e alguns bichos do mar, que se reproduzem por clonagem. Um pedaço da esponja-mãe se separa e vira uma esponja-filha, e assim por diante.
A maioria dos cientistas, no entanto, vê o sexo como uma ferramenta essencial para a sobrevivência das espécies. Ele garante que cada indivíduo seja ao menos um pouquinho diferente dos seus pais, irmãos e primos, pois cada encontro sexual gera uma combinação genética única. A diferença conta, sobretudo, quando algo ameaça a comunidade inteira. Uma praga, por exemplo. Os assexuados, todos iguaizinhos, são dizimados, pois seus genes estão despreparados para resistir ao ataque. Entre os seres gerados pelo sexo, é mais provável que alguns indivíduos sobrevivam e tenham descendentes, graças à diversidade genética.
Não é à toa que 95% dos seres vivos se reproduzem sexualmente, ou seja, pela fusão entre um óvulo e um espermatozóide. Os 5% restantes são espécies muito primitivas. Sem o menor charme de sedução. Sem sexo, não existiriam baleias, borboletas, orquídeas, cegonhas. Nem você.
No caso dos seres humanos, o sexo apresenta ainda algumas vantagens extras. Só o Homo sapiens – além de uma espécie de macacos, os bonobos – é capaz de fazer sexo em qualquer dia do ano, enquanto os demais mamíferos se acasalam apenas nas épocas de cio. Só ele mantém relações sexuais por puro prazer. O sexo, para o bicho homem, tornou-se um fim em si mesmo, sem uma ligação obrigatória com a geração de filhos. Isso acontece porque o bem-estar que resulta do encontro sexual entre o homem e a mulher – o orgasmo – é uma experiência incrivelmente gostosa. As esponjas nem desconfiam.

Koenigsegg Trevita: o carro mais caro do planeta


Imagine dirigir um carro que apenas duas outras pessoas em todo o mundo tem. É assim que os proprietários do Koenigsegg Trevita se sentem. O nome "Trevita", que significa "três brancos" em sueco, é uma homenagem a este automóvel brilhante de 2,21 milhões de dólares, branco-prateado, com acabamento de tecido composto. Considerado o carro do mundo de produção mais cara, este é um veículo que poucas pessoas verão e menos ainda terão o prazer de dirigir. O motivo é simples. Foram produzidas apenas três unidades dessa máquina fenomenal.

O veículo de duas portas tem capota rígida removível, que pode chegar a uma força G lateral de 1,5 Gs e a uma velocidade máxima de 250 mph (402 km / h), tem um motor tão potente quanto o Veyron. Projetado com um sistema de monitoramento dos pneus, câmera traseira, painel de instrumentos crono e controle de temperatura, o Trevita também roda em etanol. O que, convenhamos, não é nada mal, pois fazendo de zero a 62 mph (100 km / h) em 2,9 segundos, o Koenigsegg Trevita é um verdadeiro beberrão de gasolina.


Koenigsegg_Trevita.jpg










quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como fazer sua empresa aparecer na internet

Getty Images
Antes de começar a fazer milhares de perfis do seu negócio nas redes sociais, entenda o que o cliente espera de você
São Paulo – Os empreendedores de hoje já não cogitam ficar longe da internet. Ter uma página do seu negócio, que seja apenas com contato e endereço, é prática quase obrigatória. O próximo passo, para muitos, é partir para as redes sociais. “Basicamente, o que acontece com uma pequena empresa é que ela não sabe por onde começar”, diz Gustavo Braun, fundador da agência de marketing João Digital.
Para evitar este problema, os especialistas no assunto definem regras claras que são antes de explorar a web. “Você precisa de um objetivo claro do que será feito. Sem isso, você não sabe o que falar, não tem estratégia e não sabe medir se está valendo a pena”, explica Braun. Com o seu objetivo em mente, é hora de fazer sua empresa aparecer e se destacar na web
1. Organize-se
Navegar pelo Facebook ou Twitter o dia todo pode parecer interessante e até divertido. Mas isto só vale para sua página pessoal. Quem for responsável pelo perfil da empresa nas redes precisa agir com profissionalismo. “Não pode ser feito na bagunça, tem que ser programado. Existe uma melhor hora para postar e também o conteúdo correto. Tem que ter uma burocracia para se organizar”, sugere Braun.
Além disso, saiba coletar e interpretar os dados de sua atuação nas redes. “Saiba quais são as plataformas, como medir, prazos e  senhas. Tenha tudo muito claro. Tem que ter uma burocracia para se organizar”, explica.
2. Não copie os outros
A cada semana, um novo fenômeno viral faz sucesso na internet. Quase todo mundo se pergunta por que não pensou naquilo antes. Depois da hora, no entanto, tudo que for muito parecido deixa de ter apelo com os usuários. “Se você fizer a mesma coisa que a concorrência, o consumidor não tem por que te seguir. Tem que ser diferente. Não repita fórmulas”, ensina Braun.
Sua estratégia deve ser real, relevante e diferente. “Os cara geniais do marketing seguem esse tripé. Tem que experimentar e tentar. Vai investindo devagar e de forma estável”, sugere.
3. Tenha paciência
A internet pode dar a falsa sensação de que tudo acontece muito rápido. De um dia para o outro, seu perfil pode ter milhares de seguidores. Mas isso vale a pena? “Esses resultados rápidos são furadas. É mais interessante ter 5 mil seguidores e que boa parte fale com você do que ter centenas de milhares que são inativos e não vão servir para nada”, afirma.
Por isso, construir uma presença online exige dedicação e paciência. “O mundo não foi feito de uma hora para a outra. Tudo pode dar errado muitas vezes até começar a dar certo. Aprenda com seus erros e siga em frente”, sugere.

Nestlé, Samsung e Adidas são as marcas preferidas da classe C


Pesquisa Data Popular aponta também que homens citam marcas de tênis, roupas de esporte e eletrônicos, enquanto as mulheres mencionam alimentos, cosméticos e roupas



Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) pelo instituto Data Popular indica que 46% dos consumidores da nova classe C não têm uma "marca do coração”. Para Renato Meirelles, diretor do instituto, a falta de preferência decorre dos erros cometidos pelas empresas em suas estratégias de marketing. “O mercado publicitário não sabe o que fazer com a classe C ainda. Não entendem que propaganda boa é a que vende e não a que é premiada”, diz.
Getty Images
Nestlé é apontada como a "marca do coração" de 4,1% da nova classe média
Para o estudo, foram realizadas 22 mil entrevistas com consumidores de 153 cidades brasileiras, e a família da classe C usada nas pesquisas tem uma renda média de R$ 2,5 mil ao mês. No resultado final, a Nestlé ficou em primeiro lugar como a marca favorita de 4,1% dos entrevistados, seguida da Samsung com 3,9% e Adidas e Nike, com 3,7%.
Em geral, a maioria das marcas citadas são da categoria “premium” ou “medium price”. Grande parte delas também é líder de mercado, ou seja, o consumidor da classe C prefere pagar mais caro, porém garantir a qualidade. “Esse consumidor não pode errar, se ele comprar uma marca de arroz que gruda, vai ter que comer arroz grudento o mês todo", diz Meirelles. “As empresas precisam entender que o modelo tradicional de preço baixo que as trouxe até aqui, não é suficiente para conquistar a classe média”.
Entre os homens, a marca preferida é a Adidas (5,8%), seguida da Nike (5,1%) e da Samsung (4,9%). Para as mulheres, a Nestlé repete a liderança (6,3%), em segundo lugar está O Boticário (4,2%) e em terceiro, a Hering (3,1%). Em relação às faixas etárias, os “maduros” preferem também a Nestlé (4,9%), depois a Sony(4,2%) e a Samsung (3,8%). Já entre os jovens, a “marca do coração” é a Nike (4,2%), seguida da Samsung (3,6%) e da Apple (3,2%). Para Meirelles, os números são baixos, pois as marcas não conseguiram coresponder ao crescimento da nova classe média. “Os consumidores procuram marcas como um selo de qualidade, mas não estão encontrando isso”.

As marcas preferidas da Classe C

A pesquisa avaliou 17 categorias de produtos, veja os líderes em cada uma delas:
Fonte: Data Popular
A classe C já corresponde por 44% dos gastos no país. Segundo a Ipsos Public Affairs, cerca de 2,7 milhões de brasileiros migraram para o segmento só no ano passado, chegando a 103,054 milhões de pessoas, ou 54% da população total do país. O desafio das empresas está em tornar esse grande contingente em consumidores cativos. Conforme projeção do Data Popular, em 2014 a classe C será representada por 58,3% dos brasileiros, enquanto 26,8% estarão na D.
“O consumidor C ainda não tem marca, essa é uma possibilidade espetacular para que as empresas desenvolvam melhores estratégias”, diz Roberto Meir, publisher da revista Consumidor Moderno. Para ele, as marcas precisam se preocupar com relevância e não em estar na memória do consumidor. “A Omo, por exemplo, aparece em primeiro lugar em todos os Top of Minds, mas é a preferida de 21% dos entrevistados, enquanto o multiuso Veja lidera com 28%”.
As empresas gastam milhões com propagandas que não se comunicam com a classe que mais consome no Brasil. “O consumidor fica feliz porque ganha uma promoção de operadora de celular, mas depois não consegue falar no call center", diz Meirelles. “A pós-venda está ligada a 75% da percepção de marca, para conquistar o coração do consumidor não bastam comerciais de 30 segundos na televisão”.
*Com Agência Estado

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hulk troca o Porto pelo Zenit por valor recorde no futebol português e russo


Agora é oficial: Hulk jogará no futebol russo. Alvo de clubes ingleses no mercado de transferências, o atacante assinou nesta segunda-feira um contrato de cinco anos com o Zenit St. Petersburgo, onde vestirá a camisa 29. Segundo informações da imprensa portuguesa, o atual bicampeão da Rússia pagará € 60 milhões (cerca de R$ 153 milhões) pelo jogador, que se apresentará à seleção brasileira para os amistosos contra África do Sul (sexta-feira, no Morumbi) e China (segunda-feira, no Arruda).
De acordo com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, órgão onde todas as transferências de Portugal são registradas, os portistas receberão € 40 milhões (R$ 102 milhões) por 85% dos direitos do atleta, enquanto o montante restante será distribuído pelo fundo que tinha 15% dos direitos desportivos (€ 9 milhões); pela comissão de 10% por intermediação (€ 6 milhões); e pelo fundo de solidariedade, equivalente a 5% do valor global (€ 3 milhões). O agente e o próprio Hulk receberão ainda € 2 milhões por conta de prêmios desportivos.
Print Hulk no Zenit (Foto: Reprodução / Site oficial do Zenit)Página do Zenit St. Petersburg anuncia a contratação de Hulk (Foto: Reprodução / Site oficial do Zenit)

Ao contrário de outros países europeus, a janela para registros no país se encerra somente na quinta, o que explica a demora na conclusão do negócio. O presidente do Dragão, Pinto da Costa, já havia rejeitado uma proposta na casa dos € 50 milhões (R$ 128 milhões) na última semana. A cláusula de rescisão do jogador era de € 100 milhões (R$ 255 milhões).
Segundo o site "Transfermartk", Hulk é o jogador mais caro da atual janela de transferências, superando o brasileiro Thiago Silva, que saiu do Milan para o Paris Saint-Germain por € 42 milhões (aproximados R$ 107 milhões). Desta forma, ele também é o quinto jogador mais caro da história, se igualando ao português Luis Figo, que foi contratado pelo Real Madrid junto ao arquirrival Barcelona por € 60 milhões em 2000. Cristiano Ronaldo (€ 94 milhões do Manchester United para o Real Madrid, em 2009), Zidane (R$ 73,5 milhões do Juventus para o Real Madrid, em 2001), Ibrahimovic (€ 69,5 milhões do Inter de Milão para o Barcelona, em 2009) e Kaká (€ 65 milhões do Milan para o Real Madrid, em 2009) estão à frente.
witsel benfica x Vitoria de Guimares (Foto: EFE)Witsel, do Benfica, também foi contratado (EFE)
Desta forma, Hulk também ultrapassa o colombiano Falcao García como a maior venda do futebol português. O herói da conquista da Supercopa da Europa foi adquirido pelo Atlético de Madri por € 47 milhões em 2011. Na Rússia, ele superou o camaronês Samuel Eto'o, ex-Inter de Milão e atualmente no Anzhi, contratado por € 27 milhões.
Ainda nesta segunda-feira, o Zenit anunciou a contratação de outro jogador do futebol português: Axel Witsel, meio-campista do Benfica e da seleção belga. Aos 23 anos, ele foi comprado por € 40 milhões (R$ 102 milhões), o valor de sua cláusula de rescisão, e assinou contrato pelas próximas cinco temporadas. Witsel e Hulk chegam para credenciar o Zenit ao tricampeonato nacional e a fazer uma boa campanha na Liga dos Campeões - o time está no Grupo C ao lado de Milan, Anderlecht e Málaga. A estreia será contra os espanhóis, no dia 18.
Falcão Hulk Porto (Foto: Getty Images)Hulk abraça Falcao García: brasileiro supera colombiano e é agora a maior venda de Portugal (Getty Images)
'O Incrível Hulk'
Givanildo Vieira de Souza, o Hulk, tem 26 anos e nasceu em Campina Grande, na Paraíba. Ele recebeu o apelido desde os tempos de criança, quando assistia ao desenho e imitava o personagem - é o único homem dos sete filhos de Djovan Souza e Socorro Souza. Curiosamente, tornou-se forte já quando adulto, no que seria sua marca registrada dentro de campo.
Hulk gol Porto (Foto: Reuters)Hulk foi campeão português três vezes: brasileiro é
a maior venda da história do futebol luso (Reuters)
Hulk começou sua carreira profissional no Vitória, em 2004, e rumou para o Japão no ano seguinte. Na Terra do Sol Nascente, o atacante atuou por Kawasaki Frontale, Consadole Sapporo e Verdy Tokyo - foi artilheiro da Segunda Divisão local de 2007, com 37 gols, pelo último clube. Em 2008 o Porto foi buscá-lo por € 5,5 milhões.
Porto e seleção brasileira
Foi em Portugal que Hulk ganhou notoriedade no cenário mundial com a sua poderosa canhota. Conquistou três Campeonatos Portugueses, tendo sido o goleador máximo na edição de 2010/2011, com 23 gols, além de ser eleito o futebolista do ano no país no mesmo período. Ele também levantou a Taça de Portugal em três oportunidades, além de três Supertaças e uma Liga Europa. Sua despedida foi no último sábado, contra o Olhanense, pela terceira rodada da liga. Ele marcou uma vez na vitória por 3 a 2.
As boas atuações pelo Porto lhe renderam convocações para a seleção brasileira. A primeira aconteceu em outubro de 2009, ainda sob o comando de Dunga. Ele não disputou a Copa do Mundo e só voltou a figurar com a camisa do Brasil em agosto de 2010, com Mano Menezes. Atualmente, Hulk é nome certo nas listas do treinador e ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, tendo marcado inclusive na decisão contra o México, em Wembley.
Hulk porto gol olhanense (Foto: Agência AFP)Hulk em ação pelo Porto no último sábado: gol em despedida (Foto: Agência AFP)Fonte: http://globoesporte.globo.com

A máquina de escrever


Com uma equipe de coautores, James Patterson publica 14 livros por ano e se tornou o escritor mais bem pago do mundo


DANILO VENTICINQUE



RECORDISTA O escritor americano James Patterson, de 65 anos. Seus 14 livros lançados em 2011 lhe renderam US$ 94 milhões (Foto: Michael Desmond/ABC/Getty Images)

Tornar-se um escritor bem-sucedido era uma ambição distante para o americano James Patterson em 1976, quando lançou seu primeiro romance. Aos 29 anos, ele trabalhava como redator publicitário e escrevia histórias de suspense nas horas vagas. Os 10 mil exemplares vendidos em sua estreia não foram o bastante para torná-lo um best-seller, mas o animaram a continuar investindo no passatempo literário, sem grandes pretensões. Nos 15 anos seguintes, publicou seis livros com relativo sucesso. Uma marca respeitável para um amador, mas longe de chamar a atenção do mercado literário. Foi só aos 43 anos, quando seu célebre detetive Alex Cross levou-o pela primeira vez às listas de mais vendidos, que Patterson decidiu se dedicar em tempo integral à literatura. Desde então, seu sucesso e sua produtividade têm assombrado o mundo das letras. Seus 102 livros venderam mais de 220 milhões de exemplares e o levaram 63 vezes à respeitada lista de mais vendidos do The New York Times – um recorde na história do jornal. Em 2011, Patterson bateu sua marca pessoal de produtividade ao publicar 14 livros. Foi o bastante para torná-lo o escritor mais bem pago do mundo, de acordo com a lista publicada pela revista americana Forbes. Com um acréscimo de US$ 94 milhões a sua fortuna apenas neste ano, ele aparece bem à frente de nomes como Stephen King, John Grisham e J.K. Rowling.
Enquanto a maioria dos autores de sucesso constrói sua fortuna com um punhado de grandes sucessos, atribuídos à sorte ou à inspiração sobre-humana, Patterson transformou a escrita numa atividade quase industrial. “Escrever best-sellers deixou de ser um desafio para mim”, disse ele a ÉPOCA, num dos intervalos de sua pesada rotina de trabalho. Aos 65 anos, ele dedica mais de dez horas por dia a seus textos. Ao contrário do francês Honoré de Balzac (1799-1850), cuja produtividade costuma ser explicada pelo consumo de inúmeras xícaras de café que o ajudavam a suportar longas madrugadas de trabalho, Patterson prefere as manhãs. A rotina de sua casa em Palm Beach, na Flórida, é conhecida por todos os vizinhos: ele acorda todos os dias às 5 horas e escreve até as 7h30. Joga golfe por uma hora, volta a escrever e interrompe o trabalho ao meio-dia, para almoçar com sua mulher. Dorme por meia hora e em seguida volta ao escritório, de onde só sai às 19 horas. “Aproveito a noite para brincar com meu filho (Jack, de 13 anos). Todos vamos dormir cedo, e na manhã seguinte estou de pé às 5 horas de novo”, diz.
Mesmo essa dura rotina de trabalho não explica como ele é capaz de publicar mais de um livro por mês. Para chegar a esse recorde, como um dos autores mais prolíficos de sua geração, Patterson recorreu ao célebre método do francês Alexandre Dumas (1802-1870), autor de mais de 100 mil páginas em sua carreira literária. O segredo? Mais que um autor, Dumas era o líder de uma equipe de escritores que produziam histórias sob sua supervisão. Patterson é um dos poucos autores de best-sellers que admitem trabalhar com coautores, embora suspeite-se que a prática seja mais difundida. (A americana Nora Roberts, de 61 anos, é um dos alvos mais frequentes da acusação. Ela afirma ter escrito cada palavra de seus 218 livros.) Em vez de negar a terceirização criativa, Patterson a defende. “Sou um grande fã do trabalho em equipe. A maioria dos roteiros para televisão e cinema é escrita por equipes. As pessoas pensam que isso é incomum, mas boa parte da ficção que consomem é feita por dois ou mais autores”, afirma.
Patterson diz não saber exatamente quantos coautores o auxiliam atualmente – “Seis ou sete, eu acho”. Ele costuma recrutar publicitários que se dedicam à literatura nas horas vagas ou aspirantes a escritor que não tiveram sua sorte. Todos trabalham seguindo a mesma rotina. Depois de discutir a ideia do livro com o coautor, Patterson escreve uma sinopse detalhada, que pode ter de 50 a 80 páginas. Com a sinopse em mãos, cabe ao funcionário a tarefa de escrever a primeira versão da história. O rascunho é entregue de volta a Patterson, que reescreve alguns trechos e encaminha o texto a um de seus editores. O processo todo leva de oito a dez meses. Para manter o ritmo intenso de lançamentos, Patterson e sua equipe chegam a trabalhar em 20 romances simultaneamente.
Embora seu método de trabalho seja alvo frequente de ataques de acadêmicos e de outros escritores zelosos das tradições do ofício – eles o acusam de transformar a criação literária em processo industrial –, Patterson diz não se incomodar com as críticas. “Não poderia me importar menos com o que dizem sobre mim. Só me preocupo em escrever minhas histórias. Há milhões de pessoas esperando por elas”, afirma. Segundo ele, a ajuda de outros escritores melhora seu estilo, em vez de descaracterizá-lo. “Sou um bom contador de histórias, e meus co-autores costumam ter um texto literário mais refinado. Juntos, conseguimos entregar um livro melhor para nossos leitores.”
Para o romancista americano David Ellis, um dos mais novos membros da equipe de Patterson, a preocupação em satisfazer o leitor é o segredo do sucesso do patrão. “Mais do que um homem de negócios, James é um grande entusiasta dos livros”, escreveu Ellis em seu blog. “Os leitores gostam de entretenimento, e é isso que James oferece a eles. Quando o leitor abre um livro dele, sabe que verá faíscas.” A promessa costuma ser cumprida. Com capítulos curtos e cheios de diálogos, os livros de Patterson podem não impressionar pela qualidade literária, mas são repletos de reviravoltas e cenas sangrentas de ação. Cumprem com perfeição a meta de deixar o leitor ansioso pela próxima página – e pelo próximo livro, que não tarda a chegar.
Com a popularização dos e-books, algumas editoras passaram a pedir que seus autores escrevam ao menos um livro por ano, para cativar o público. “Minha editora nunca terá esse problema”, diz Patterson. “Gosto de escrever muito, e eles gostam de ganhar dinheiro.” Seu método de trabalho parece ter sido talhado para um tempo em que romances são produtos comprados por impulso. E sua consagração como escritor mais bem pago do mundo (ao menos neste ano) pode fazer com que outros o vejam como exemplo a imitar, não como banalizador da ficção.
Os campeões da produtividade
Quem são os escritores de sucesso que mais produziram livros por ano de vida

Os campeões da produtividade (Foto: Fotos: Getty Images)



MPF quer aplicação de multa à Infraero e E.P. Engenharia por não concluírem integralmente a reforma do aeroporto de SL


O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) requereu da Justiça Federal a aplicação de multa à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e à E. P. Engenharia, por inaugurarem o terminal de passageiros do Aeroporto Marechal Cunha Machado sem a conclusão integral das obras. Para o MPF, o aeroporto está apto ao embarque e desembarque de passageiros, mas a falta de serviços complementares e a convivência dos usuários com obras ainda não concluídas indicam que a inauguração do terminal foi uma medida precipitada e paliativa, para evitar a aplicação de multa imposta pela Justiça Federal.
O terminal de passageiros do aeroporto de São Luís foi reaberto no dia 27 de agosto de 2012, data limite estabelecida pela Justiça Federal para a conclusão das obras. Após a inauguração, o MPF realizou duas vistorias na área, nos dias 27 e 28, para analisar a situação do aeroporto. A inspeção realizada no dia 28 foi acompanhada por representantes da própria Infraero.
Terminal de passageiros do Aeroporto Marechal Cunha Machado
O MPF constatou que o terminal está funcionando, com partidas e desembarques sendo realizados, mas as obras não foram integralmente concluídas. No relatório elaborado pelo engenheiro civil do MPF foram observadas ainda outras pendências, como: luminárias, tomadas e interruptores mal fixados, forros desalinhados, áreas sem fechamento lateral (placas de PVC), pisos sem rejunte e com peças quebradas e rampas sem sinalização.
Durante a inspeção realizada no dia 28 de agosto, o MPF foi informado de que a administração do aeroporto sequer procedeu ao recebimento dos serviços contratados, apesar de já ter colocado o terminal disponível à população. Isso demonstra que as instalações foram liberadas sem a devida verificação das pendências existentes. Para o MPF, o serviço público prestado pelo aeroporto não está adequado, eficiente e seguro, como estabelece o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor.
O MPF/MA requereu da Justiça Federal a aplicação proporcional de multa à Infraero e E. P. Engenharia no equivalente a 50% do valor original (R$ 30 mil), incidente a partir do dia 27 de agosto de 2012, até que sejam solucionadas as pendências das obras. Requereu também a fixação do prazo de 30 dias para a conclusão dos serviços pendentes, sob pena de multa no valor pleno (R$ 60 mil).
(Ascom/MPF-MA)
Fonte: www.jornalpequeno.com.br

sábado, 1 de setembro de 2012

Elvis Presley - "I Just Can't Help Believing"



Quantos terremotos ocorrem por dia?

De acordo com o USGS, órgão americano de pesquisas geológicas, milhões de terremotos ocorrem anualmente, mas a grande maioria não é detectada por acontecerem em áreas remotas ou terem magnitude muito pequena.


Quantidade de terremotos por ano

Segundo o órgão, aproximadamente 100 tremores de baixa intensidade abaixo de 2.5 graus ocorrem diariamente, mas esse número cresce a cada dia, à medida que novas estações sísmicas são instaladas e também devido à maior sensibilidade dos instrumentos.

Terremotos no Brasil

Entre 15 e 20 sismos são registrados anualmente no Brasil, a maioria com magnitude próxima a 2.5 graus.
O país possui uma rede sismográfica muito pequena, incapaz de apresentar dados estatísticos satisfatórios e muitos sismos de pequena magnitude não são detectados, principalmente quando ocorrem em regiões distantes ou isoladas.

Um aumento na quantidade de estações revelaria um cenário bastante diferente, com um número de tremores bem maior do que o registrado atualmente.



Fonte: Apolo11.com

Abraham Lincoln - O Caçador de Vampiros (Trailer Oficial)

Cena de "Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros"
Dia 7 de Setembro estreia, em território nacional, o filme de ação, baseado no livro de ficção homônimo, "Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros". 

Produzida por Tim Burton, a película (misturando muita ficção com alguns dados históricos)  trás o ator Benjamin Walker interpretando um dos mais famosos presidentes norte-americanos, aqui tendo sua imagem vinculada a de um mítico heroi caçador de vampiros.

Pra quem gosta do gênero (e deixando de lado qualquer licença poética), não deixa de ser uma boa pedida.

















P.S.: Para quem tiver interesse em se aprofundar mais na trama contada no filme, vale a leitura da obra do autor Seth Grahame-Smith, que no Brasil saiu pela Editora Intrínseca.




Corrupção no Judiciário só ficou mais exposta, diz Eliana Calmon

FREDERICO VASCONCELOS
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, diz que a corrupção no Poder Judiciário não diminuiu nos dois anos em que denunciou irregularidades. "A corrupção apenas ficou mais exposta", diz.
Ela evita criticar seu sucessor, ministro Francisco Falcão, de quem é amigo. Não faz coro com os que preveem uma atuação menos incisiva na corregedoria do CNJ.
Eliana pretende filiar-se a uma ONG contra a corrupção, quando se aposentar.
Fabio Braga/Folhapress
A atual corregedora do CNJ, Eliana Calmon, que quer se ligar a uma ONG quando se aposentar
A atual corregedora do CNJ, Eliana Calmon, que quer se ligar a uma ONG quando se aposentar
*
Folha - A corrupção no Judiciário diminuiu ou ficou mais exposta?
Eliana Calmon - Ficou mais exposta. Não senti que houve uma diminuição.

Qual foi o episódio de corrupção mais grave?
Um desfalque na Justiça do Trabalho em Rondônia, mais de R$ 2 bilhões. Há advogados envolvidos. Um desembargador foi afastado.

A senhora teme retrocesso no combate à corrupção?
Não. Acho que o ministro Francisco Falcão dará continuidade ao trabalho.

Ele empregava a mulher, a filha e a irmã em seu gabinete, quando foi juiz federal.
Na época, isso era comum no Judiciário. Não era ilegal. Era a mistura do público e do privado. Hoje o nepotismo é proibido.

O atual corregedor do TJ-SP, José Renato Nalini, diz que a corregedoria paulista serviu de modelo para o CNJ. A corregedoria paulista é eficiente?
Eu não posso dizer que seja de absoluta eficiência, porque São Paulo é muito grande. Mas a corregedoria paulista controla os seus juízes, coisa que não existe em muitas corregedorias.

O que a inspeção do CNJ no TJ-SP descobriu?
Encontramos algumas irregularidades na folha de pagamento. Uma servidora levava para casa o computador onde estavam os pagamentos aos desembargadores. Ela foi exonerada pela nova administração. Essa funcionária recebeu ordem de nos fornecer o material. Levou dois dias para cumprir.

Quais são as corregedorias mais ineficientes?
Mato Grosso do Sul, Piauí...

Qual o tribunal mais eficiente?
O melhor tribunal em nível geral é o Tribunal de Justiça de Sergipe. Tudo funciona muito bem lá.

Qual é a sua expectativa em relação ao CNJ sob a presidência do ministro Joaquim Barbosa?
Ele é rigoroso, muito ético. Em sessões que presidiu [substituindo Ayres Britto], vi que está antenado com o CNJ. Não tem conversa fiada.

*A senhora se arrepende de ter dito que há "bandidos de toga"? *
Absolutamente. Precisava ser dito, faria tudo outra vez.

A senhora alimenta algum projeto político?
Dizem que eu teria uma eleição ganha para senadora. Não tenho aptidão.

E na advocacia?
Não. Pela minha idade, acho muito penoso bater perna no fórum, fazer sustentação oral. Acho que não poderia fazer advocacia de lobby. Pelo meu perfil, ninguém iria me contratar (risos). Eu penso muito em me filiar, no futuro, a uma ONG na área de denúncias de corrupção.

Fonte: www1.folha.uol.com.br/poder

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas