A bandeira do Império do Brasil foi o pavilhão usado desde a Independência até a proclamação da República, quando então ganharíamos uma com nova configuração e simbolismo.
Nela podemos ver a predominância do verde e do amarelo (marcantes em nossos pavilhões) já sob a forma de retângulo e losângulo. Ao centro a bandeira contém uma formação circular formada por 19 estrelas. Mais ao centro, no interior da formação estrelada circular, vemos elementos simbólicos que remetem à antiga bandeira do Principado do Brasil e à Cruz da Ordem de Cristo.
Abaixo do Brasão central vemos dois galhos ou ramos de plantas: o da esquerda trata-se de um ramo do café (coffea), intimamente ligado a nossa cultura agrícola e, até hoje, um dos grandes símbolos nacionais; o da direita é um ramo de tabaco (nicotiana tabacum). Um discreto laço vermelho une as duas plantas.
Por fim, acima do brasão presente ao centro do losango amarelo, pode-se vislumbrar a Coroa Imperial, presente em quase todas as bandeiras nacionais de períodos pré-republicanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.