Plantão | Publicada em 21/06/2011 às 16h12m
Lívia Brandão (livia.brandao@oglobo.com.br)RIO - Nos áureos tempos da indústria fonográfica, vender 1750 cópias de um álbum em suas primeiras 24 horas de mercado era sinônimo de fracasso. Em 2011, porém, o jogo é outro: Chico Buarque decidiu lançar seu primeiro grande projeto ligado à internet para promover o novo disco, "Chico", passou horas e horas gravando material inédito para os fãs conectados e, ao atrelar conteúdo exclusivo à pré-venda do álbum, conseguiu vender cerca de 7% (as tais 1750 cópias) da tiragem inicial de 25 mil discos apenas no primeiro dia de ação.
"Chico", que custa R$ 29,90 no site da gravadora Biscoito Fino, só será enviado para a casa dos compradores daqui a um mês, a partir de 20 de julho. Em contrapartida, cada um deles terá acesso ao áudio em streaming das dez faixas em primeira mão. Ou quase, o frenesi em torno do primeiro trabalho inédito do compositor desde "Carioca", de 2006, fez com que o áudio e vídeo de "Querido diário", com imagens do manuscrito da letra da canção, fosse parar no YouTube, ao alcance dos ouvidos mesmo daqueles que não possuem a senha que abre o baú do tesouro virtual de Chico.
- Estamos cientes do vazamento e vamos entrar em contato com o YouTube para retirar o vídeo e tomar providências para prevenir que algo parecido aconteça com os próximos vídeos, até para não prejudicar os que compraram o disco na pré-venda em busca de um conteúdo exclusivo, com mais qualidade - justifica Pedro Seiler, um dos responsáveis pela criação de "Chico Bastidores".
Segundo Seiler, o resultado das primeiras horas superou as expectativas da equipe do projeto e a tendência é melhorar.
Mesmo não sendo ativo nas redes sociais, o Chico tem uma presença forte nesses meios por intermédio dos fãs. Por isso, este projeto foi um caminho natural, quase inescapável. A internet é a mais importante ferramenta de divulgação, é praticamente obrigatório fazer uso dela hoje, então procuramos fazer algo interessante e inédito
- O conteúdo mais bacana mesmo só vai entrar no ar a partir desta quarta-feira. Por enquanto, temos apenas teasers: um vídeo do Chico apresentando projeto, a capa do disco e a primeira musica. Ainda vamos publicar material inédito e mais curiosidades, que devem instigar ainda mais essa vontade de ter acesso em primeira mão - completa.
E para reunir material suficiente para alimentar o site por um mês e atrair a atenção dos fãs com tanta antecedência, a equipe promoveu mais de de 20 sessões de filmagem. Os vídeos incluem entrevistas com todos os músicos e artistas convidados, além de um longo bate-papo com o autor, todos realizados durante as nove semanas de gravação, mixagem e masterização de "Chico". Ao final da pré-venda, o documentário resultante de todo este material será exibido no site em sessões com horário pré-definidas, como nos cinemas, também exclusivas para os que possuem a senha de acesso.
- Mesmo não sendo ativo nas redes sociais, o Chico tem uma presença forte nesses meios por intermédio dos fãs: a fanpage no Facebook tem quase 500 mil pessoas, não é pouca coisa. Por isso, este projeto foi um caminho natural, quase inescapável. A internet é a mais importante ferramenta de divulgação, é praticamente obrigatório fazer uso dela hoje, então procuramos fazer algo interessante e inédito - explica Bruno Natal, diretor de todo o material em vídeo de chicobastidores.com.br.
Fonte: O Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.