domingo, 30 de outubro de 2011

Comunidade britânica concorda com mudanças de regras de sucessão



000_Hkg5518732.jpg
 
Os 16 países membros da Commonwealth (Comunidade Britânica), que têm a rainha Elizabeth como chefe de Estado, concordam com a mudança nas regras de sucessão ao trono da Inglaterra, com o objetivo de acabar com primazia masculina de acesso à coroa, anunciou o primeiro-ministro britânico David Cameron.

Estas mudanças possibilitarão também que o herdeiro real possa se casar com uma católica, sem renunciar à coroa. "Terminaremos com a regra da descendência masculina e no futuro a ordem de sucessão será simplesmente determinada pela ordem de nascimento", acrescentou Cameron em Perth (sudoeste da Austrália), onde é realizada a 21ª reunião da Commonwealth. O primeiro filho do príncipe William e de sua esposa Catherine pode herdar o trono, seja qual for seu sexo.

"Eliminamos a regra que indica que quem se casar com uma católica não poderá ser monarca", acrescentou Cameron em uma coletiva de imprensa. Cameron tem o apoio político para fazer as mudanças, mas precisa da aprovação dos outros 15 países da Commonwealth, incluindo Canadá, Austrália, Nova Zelândia e pequenas nações do Caribe e do Pacífico.

As autoridades britânicas mostraram-se até agora reticentes em revisar as regras de sucessão por medo de que a reforma alimentasse os movimentos antimonárquicos. Mas o tema voltou à tona com o casamento em abril do príncipe William, segundo na ordem de sucessão ao trono, e as comemorações no próximo ano dos sessenta anos de reinado de Elizabeth II, dois acontecimentos que podem gerar apoios, segundo especialistas.

Fonte: Istoé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas