domingo, 19 de maio de 2013

7 desaparecimentos no Triângulo das Bermudas


Triângulo das Bermudas, também conhecido como o Triângulo do Diabo, é uma faixa do Oceano Atlântico limitada por Flórida, Bermudas e Porto Rico que tem sido o local dos mais estranhos desaparecimentos ao longo da história. A Guarda Costeira americana não reconhece o Triângulo das Bermudas, ou as explicações sobrenaturais para os misteriosos desaparecimentos bem no meio dele.
triângulo das bermudas
 
Há algumas explicações prováveis para as embarcações desaparecidas, incluindo furacõesterremotos subaquáticos, e campos magnéticos que interferem nas bússolas e em outros dispositivos de posicionamento. Mas é muito mais interessante pensar que as seguintes embarcações foram engolidas por outra dimensão, abduzidas por aliens ou simplesmente desapareceram sem deixar rastros.
Esses malfadados aviões, navios e pessoas foram vítimas das misteriosas forças do Triângulo das Bermudas. Descubra como embarcações e aeronaves, e seus passageiros, nunca mais foram vistos.

Teignmouth Electron

Quem disse que o Triângulo das Bermudas só engole navios e aviões? Quem disse que ele não pode levar um homem à loucura também? Talvez seja isso que aconteceu no Teignmouth Electron, em1969. A Sunday Times Golden Globe Race (a primeira corrida de iate ao redor do mundo sem paradas) deixou a Inglaterra em 31 de outubro de 1968, exigindo que cada participante viajasse sozinho. Donald Crowhurst era um dos participantes, mas ele nunca cruzou a linha de chegada. O Electron foi encontrado abandonado no meio do Triângulo das Bermudas em julho de 1969. Diários de bordo recuperados na embarcação revelam que Crowhurst estava enganando os organizadores sobre sua posição na corrida e indo um pouco mais adiante no grande oceano azul. Também revelaram que Crowhurst estava demonstrando sinais de doença mental. O último registro em seu diário é datado de 29 de junho - acredita-se que Crowhurst tenha pulado do barco e se afogado no Triângulo.

O Spray

Joshua Slocum, o primeiro homem a velejar sozinho ao redor do mundo, nunca deveria ter se perdido no mar, mas parece que foi exatamente isso o que aconteceu. Em 1909, o Spray deixou a Costa Leste dos Estados Unidos com destino à Venezuela, via Mar do Caribe. Slocum nunca mais foi ouvido ou visto novamente, e foi declarado morto em 1924. O barco era sólido e Slocum era um profissional, por isso ninguém sabe o que aconteceu. Talvez ele tenha sido atingido por um grande navio ou tenha sido afundado por piratas. Ninguém sabe ao certo se Slocum desapareceu dentro das águas do Triângulo, mas os entusiastas do Bermudas reivindicam a história de Slocum como parte do legado do Triângulo do Diabo.

Star Ariel

Uma aeronave Tudor 4 como o Star Tiger deixou as Bermudas em 17 de janeiro de 1949 com 7 tripulantes e 13 passageiros com destino à Jamaica. Naquela manhã, o capitão J. C. McPhee relatou que o vôo estava indo bem. Logo em seguida, outra mensagem mais crítica veio do capitão, quando ele relatou que estava mudando de frequência, e nada mais foi ouvido dele. Nunca mais. Mais de 60 aeronaves e 13 mil homens saíram em busca do Star Airel, mas nem pista do avião. Restos ou destroços jamais foram encontrados. Depois do desaparecimento do Ariel, as Tudor 4 deixaram de ser produzidas.

Star Tiger

O Star Tiger, comandado pelo capitão B. W. McMillan, estava voando da Inglaterra para as Bermudas em janeiro de 1948. No dia 30 de janeiro, McMillan disse que esperava chegar nas Bermudas às 5h, mas nem ele nem nenhuma das 31 pessoas a bordo foram vistas novamente. Quando o Civil Air Ministry lançou buscas e investigação, descobriu-se que o S.S. Troubadour tinha relatado ter visto uma aeronave em vôo baixo a meio caminho das Bermudas e da entrada da Baía de Delaware. Se a aeronave era o Star Tiger, ela estava drasticamente fora de curso. De acordo com o Civil Air Ministry, o destino do Star Tiger permanece um mistério não resolvido.

USS Cyclops

Quando a Primeira Guerra Mundial esquentou, os EUA entraram na batalha. O Cyclops, comandado pelo tenente G. W. Worley, ficava na maior parte do tempo da Costa Leste dos EUA até que, em 1918, ele foi enviado ao Brasil para reabastecer os navios aliados. Com 309 pessoas a bordo, o navio deixou o Rio de Janeiro em fevereiro e alcançou Barbados em março. Depois disso, o Cyclops nunca mais foi visto novamente. A Marinha americana diz, em sua declaração oficial, que "o desaparecimento desse navio tem sido um dos mistérios mais desconcertantes nos anais da Marinha, todas as tentativas de localizá-lo se mostraram sem sucesso. Não havia nenhum submarino inimigo no oeste do Atlântico naquela época, e em dezembro de 1918, todo esforço foi feito para obter das fontes alemãs informações sobre o desaparecimento daquele navio".

Voo 201

Esse Cessna deixou Fort Lauderdale em 31 de março de 1984, na rota para a Ilha Bimini, nas Bahamas, mas nunca chegou lá. Nem bem chegou ao meio do caminho, o avião diminuiu a velocidade aérea significativamente, mas nenhum sinal de rádio foi feito pelo avião para indicar apuros. De repente, o avião caiu na água, desaparecendo completamente do radar. Uma mulher em Bimini jurou ter visto um avião mergulhar no mar a cerca de uma milha da costa, mas nenhum destroço foi encontrado. Jamais.
Aviões voando dos EUA, da Grã Bretanha e das Bermudas caíram todos em algum lugar no Triângulo das Bermudas. 

Voo 19

Na tarde de 5 de dezembro de 1945, cinco bombardeiros Avenger deixaram a estação aérea naval de Fort Lauderdale, na Flórida, com o tenente Charles Taylor no comando de uma tripulação de 13 pilotos em treinamento. Cerca de uma hora e meia de voo depois, Taylor passou um rádio para a base para dizer que sua bússola não estava funcionando, mas ele imaginava estar em algum lugar sobre Florida Keys. O tenente que recebeu o sinal disse a Taylor para voar para o norte, em direção à Miami, desde que ele tivesse certeza de estar sobre Keys. Embora fosse um piloto experiente, Taylor deu uma horrível meia volta, e quanto mais ele tentava sair dos Keys, mais para o mar ele e sua tripulação viajavam.
À medida que a noite caía, os sinais de rádio ficavam mais fracos, até que, finalmente, não se ouvia mais nada do Voo 19. Uma investigação da Marinha americana relatou que a confusão de Taylor causou o desastre, mas sua mãe convenceu-os a mudar o relato oficial para dizer que os aviões caíram por "causas desconhecidas".  Os aviões nunca foram encontrados.







Aston Martin CC100 Concept é revelado

Modelo faz parte das comemorações do centenário da marca.

Depois de mostrar um teaser na sexta-feira (17), a Aston Martin revelou o conceito CC100 neste domingo (19) como parte das comemorações do centenário da empresa. 

O conceito é uma homenagem ao DBR1 de 1959 da empresa que venceu em Le Mans e tem uma configuração speedster clássica, com dois lugares, e com linhas modernas. Com seu corpo todo trabalhado em fibra de carbono, veículo conta com motor V12 de 6,0 litros associado a uma caixa manual automatizada de 6 velocidades. 

O Aston Martin CC100 faz de 0 100 km/h em pouco mais de quatro segundos e, atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 290 km/h.
Texto: Alexandre Ciszewski / Fonte: Quatro Rodas e Carros do Álvaro/ Fotos: Divulgação

Site reúne desejos de 'bom dia' de pessoas do mundo todo


O holandês Martijn van Osch teve a ideia depois de passar três meses cumprimentando estranhos que encontrava a caminho do trabalho

por Raphael Martins
Editora Globo
Pouca coisa incomoda mais do que mau humor matinal. O holandês Martijn van Osch era só mais um desses emburrados. Morador de Den Bosch, sul da Holanda, ele passou a reparar no semblante fechado das pessoas em seu caminho até a estação de trem da cidade quando saia para trabalhar como desenvolvedor de websites na capital Amsterdã.
Por algum tempo pensou no que poderia fazer para melhorar o dia de todos, inclusive desses desconhecidos que cruzavam seu caminho. Resolveu, então, cumprimentá-los, todos, com um simples “bom dia”.
Foram três meses mantendo o ritual, até que ele notasse que o grupo de pessoas que o cumprimentavam de volta cresceu. “Percebi que essa experiência me afetou, deu uma energia extra. Meu momento favorito era quando eu cruzava com alguém e nós sorriamos porque sabíamos que o outro iria dizer ‘bom dia’”, diz ele no vídeo que descreve a experiência. Nascia assim, o projeto goodmornings.org.
Para que as pessoas longe de Den Bosch também pudessem desfrutar dessa sensação, o holandês teve a ideia de criar um site que traria desejos de "bom dia" de pessoas do mundo todo. “Sempre vi muitos ‘bom dia’ no Twitter, mas só as palavras não me diziam muita coisa. Quando você vê alguém na tela há uma conexão, uma troca de energia. Acontece nos filmes, poderia acontecer com pequenos vídeos”, conta van Osch em entrevista à GALILEU.

A plataforma é bastante simples: basta gravar seu vídeo de qualquer câmera, carregá-lo no Youtube e acessar goodmornings.org para enviá-lo. “Soubemos que daria certo quando um desenvolvedor do site e eu nos pegamos sorrindo ao ver as gravações de gente espalhada pelo mundo” disse.

A equipe é formada por 16 integrantes, todos voluntários. “Todos temos outros empregos, ninguém ganha nada com isso. É tudo pelo gosto em torno dessa ideia. Juntei aqueles que gostaram do projeto, quisessem fazer parte e que tivessem as habilidades que eu precisava para desenvolver o site”, conta van Osch.
Em apenas duas semanas desde o lançamento, o site reúne em média 5000 visualizações por dia, com um pico de 4000 visitantes únicos. São cerca de 10 vídeos enviados por dia. Até o momento são postados todos, exceto conteúdo que traga propaganda. “Espero que os brasileiros também se empolguem com essa ideia e queiram também dar esse brilho ao mundo, mesmo com algo tão singelo”, diz o criador do site.
Apesar de trabalhar, boa parte do dia de Van Osch é gasto com o goodmornings.org, inclusive administrando novos projetos que deem continuidade ao portal. Um aplicativo, que ajustará um despertador com um bom dia de alguém ao redor do mundo, e uma estrutura para gravação de mensagens em festivais de música devem ser os próximos passos da equipe, que surgiu de um simples gesto de simpatia ao amanhecer.
Editora Globo
Martijn van Osch, de 38 anos, estreou o site há apenas duas semanas (Foto: Reprodução / goodmornings.org)

PARTIDO ALEMÃO ADMITE SAÍDA DE PORTUGAL DO EURO


O líder do partido alemão minoritário de eurocépticos defendeu hoje a expulsão da zona euro dos países em crise no Sul da Europa "para o seu bem" e a reintrodução das moedas nacionais na Grécia e em Portugal, refere o "Diário de Notícias". O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) sublinha que a reintrodução das moedas nacionais pressuporia um acordo relativo ao perdão da dívida soberana dos países que abandonassem a zona euro. 

Bernd Lucke  afirma que os países em crise teriam "a oportunidade" de recuperar a competitividade económica ao regressar à sua própria moeda. No entanto, defende que a Alemanha deve conservar o euro. Estas declarações foram prestadas durante uma entrevista ao jornal alemão 'Frankfurter Allgemeinen Sonntagszeitung', que será publicada na íntegra no domingo, o presidente do novo partido Alternativa para a Alemanha (AfD), Bernd Lucke, sublinha que a Alemanha deve conservar o euro, ao contrário do cepticismo inicial a esse respeito, "mas os países do sul da Europa não".

O AfD frisa que a reintrodução das moedas nacionais pressuporia um acordo relativo ao perdão da dívida soberana dos países que abandonassem a zona euro, apontando a Grécia como um deles, e "quiça" Portugal.

"A saída do euro ajudaria o sector privado a recuperar a competitividade perdida", destaca Bernd Lucke.

O processo poderia ser realizado com a introdução através de uma "transição suave" de "uma moeda paralela ao euro" até ser "possível material e economicamente" colocar em circulação as antigas moedas nacionais, conclui.

Mistério das linhas de Nazca intriga autor da série 'Cavalo de Troia'


As linhas de Nazca, geoglifos encontrados no deserto do Peru criados mais de 1.200 anos atrás, só podem ser vistas do céu. Essa característica deu origem a uma série de teorias para explicar a sua produção. O motivo nunca foi esclarecido.
A teoria mais famosa aponta para a comunicação com uma inteligência extraterrestre, sendo sinalizadores para aeronaves. O primeiro a popularizar a ideia foi Erich Anton Paul von Däniken, autor de "Eram os Deuses Astronautas?". Título que até hoje é considerado essencial para os ufólogos.
Divulgação
"Meus Enigmas Favoritos" reúne 30 enigmas, um dos projetos mais ambiciosos do autor
Livro reúne 30 enigmas, um dos projetos mais ambiciosos do autor
Outra explicação, comum entre os céticos, indica um complexo sistema de calendário agrícola e culto religioso. A mais marginalizada das hipóteses sugere que os indígenas eram capazes de produzir balões tripulados.
Para J.J. Benítez, autor da série "Operação Cavalo de Troia", a teoria que elas serviriam para orientar alienígenas é absurda.
"Não preciso nem dizer que não acredito na tese de extraterrestres como autores materiais da maravilha de Nazca", escreve em "Meus Enigmas Favoritos". "Depois de 20 anos de investigação sobre óvnis, parece-me simplesmente ridículo que essas naves prodigiosas precisem de pistas para aterrissar ou decolar".
"Meus Enigmas Favoritos" reúne 30 mistérios que tiram o sono de Benítez. Triângulo das Bermudas, Santo Sudário, moais da Ilha de Páscoa, lago Ness e cerimônias do Santo Daime são alguns deles. "Os enigmas --como os sonhos-- provocam a dúvida, estimulam a imaginação e abrem as portas interiores".
Autor de mais de 50 livros, além de artigos e documentários, J.J. Benítez formou-se na Universidade e, aos 26 anos, começou a fazer reportagens sobre mistérios do mundo.
Caio Esteves/Folhapress
Texto: Vista aérea do beija-flor do deserto de Nazca, no Peru, uma das figuras das chamadas Linhas de Nazca. O beija-flor aqui representado é o pico-espada, de nome científico Ensifera ensifera. As linhas ganharam fama após a publicação do livro "Eram os Deuses Astronautas?", do suíço Erich von Däniken (1968), apontando supostas evidências da presença de visitantes extraterrestres. (Nazca, Peru, abril de 2002. Foto de Caio Esteves/Folhapress
As linhas ganharam fama após a publicação do livro "Eram os Deuses Astronautas?", do suíço Erich von Däniken
Autor: J.J. Benítez
Editora: Planeta
Páginas: 256
Quanto: R$ 29,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

RAUL SEIXAS - POR TODA MINHA VIDA (COMPLETO)


sábado, 18 de maio de 2013

Copa del Rey - Diego Costa: "La afición lo merece"


Diego Costa celebra con la grada el gol del empate en la final de Copa 2013

EL BRASILEÑO SE LO DEDICA A LA HINCHADA
Twitter

Los jugadores del Atlético de Madrid estaban felices en zona mixta. Todos salieron con una camiseta que tenía una leyenda: “Ser campeón no es una meta es una actitud” y, por la espalda “Madrid es rojiblanca”.

Diego Costa fue el autor del primer gol, el que nivelaba la contienda y que abría la puerta a la esperanza rojiblanca. “Creo que la gente ha venido aquí hoy porque sabía que podíamos. La afición lo merece y hay que disfrutar como se merece. Era un momento único para mí, jugar una final de Copa del Rey. Estaba muy centrado y muy contento por poder estar y muy contento por poder marcar”.
Koke realizó un extraordinario partido en el centro del campo. El vallecano señaló que“se consiguió con sufrimiento pero es el Atleti y nos vamos muy contentos con la victoria. Esto es lo que sueñas desde pequeñito. Yo soy un privilegiado por haber podido jugar. He intentado dar todo lo que tenía para que nos pudiéramos llevar la victoria”.
Llevábamos tiempo esperando este momento
Koke
 Comentó el canterano rojiblanco que “hemos querido cerrar todos sus espacios y salir rápido. Se han encontrado con un gol pronto a favor pero logramos empatar con el gol de Diego Costa, a la contra, muy bien. Luego, ya en la prórroga, Miranda puso el gol del triunfo con un gol de cabeza perfecto. Se parece al gol de Pantic en la anterior Copa. Yo era pequeño entonces pero recuerdo que cabeceó un centro de Geli y se parece, la verdad”.
La celebración de Koke fue especial. Puso una bandera rojiblanca en el césped y la besó.“Era una promesa que tenía y la he podido cumplir”, señaló.
“Ahora, a festejarlo con toda nuestra gente. Llevábamos tiempo esperando este momento. A la afición sólo puedo darle las gracias por el apoyo y que disfruten de este momento que es importante para ellos y para nosotros”, finalizó.
Mario Suárez estaba exultante tras la conquista de la Copa del Rey. “Es mi cuarto título en tres años y estoy muy contento. No está mal, hay que seguir así, creciendo y es el camino. Todos los títulos son importantes pero es cierto que es especial ganar a tu eterno rival después de 14 años. Para la afición es importante y para nosotros también. Hemos cerrado un gran año con el objetivo Champions conseguido y otro título más”, comentó.
El madrileño dijo que “el Real Madrid es un gran equipo. Recuerdo que siempre teníamos que ver las imágenes del Atleti ganando aquí con Futre y Schuster y ahora se verán las nuestras. Hay que seguir creciendo, no pararnos aquí y seguir mirando hacia delante. A disfrutarlo y a celebrarlo con la afición. Mañana, a Neptuno”.
etiqu

quarta-feira, 15 de maio de 2013

PREFEITURA DE MOSCOU PROÍBE PARADA GAY

Parada Gay é realizada em diversos países europeus; na foto, a Suécia / Jonathan Nackstrand/AFPParada Gay é realizada em diversos países europeus; na foto, a SuéciaJonathan Nackstrand/AFP
A Prefeitura de Moscou rejeitou mais uma vez um pedido de militantes homossexuais para a realização de uma parada gay na capital russa, justificando que seu dever é garantir "o respeito à moralidade" e o "patriotismo". "Nós preparamos respostas para todos os pedidos apresentados pelos organizadores e anunciamos a nossa recusa", declarou uma autoridade local, Alexei Maiorov, citado pela agência de notícias Interfax.

"Nós devemos zelar pelo respeito à moralidade e ensinar o patriotismo às novas gerações, e não aspirações estrangeiras", explicou.

O funcionário citado pela agência Ria Novosti acrescentou que a polícia agirá contra qualquer tentativa de organizar uma parada gay sem autorização.

Segunda-feira, uma associação de homossexuais apresentou à Prefeitura de Moscou um pedido para organizar uma manifestação e uma marcha nos dias 25 e 26 de maio em um parque na capital.

Um dos organizadores, Nikolai Alexeiev, afirmou nesta quarta-feira em um comunicado que, em caso de interdição, eles apresentarão uma queixa na Justiça.

A presidente do grupo de defesa dos direitos Humanos Helsinki, Liudmila Alexeieva, denunciou a decisão das autoridades. "A homofobia aqui é uma política de Estado", considerou Alexeïeva, citada pela Interfax. Todos os anos as autoridades de Moscou proíbem militantes homossexuais de organizar manifestações.

Tentativas de realizar marchas sem autorização terminaram em várias ocasiões em incidentes violentos entre militantes homossexuais e membros de organizações conservadoras.

Os militantes homossexuais são vistos de forma muito negativa na Rússia. A homossexualidade era considerada crime até 1993, uma doença mental até 1999, muito depois da queda do regime soviético em 1991.

Em São Petersburgo, segunda maior cidade do país, uma lei adotada no ano passado pune os autores de qualquer "ato público que promova a homossexualidade e a pedofilia". O texto é denunciado pelos defensores das liberdades por ligar a homossexualidade à pedofilia.

O presidente russo Vladimir Putin anunciou no final de fevereiro que a Rússia poderia revisar os acordos de adoção com os países que legalizaram o casamento homossexual.


quinta-feira, 9 de maio de 2013

"Wuthering Heights" por Kate Bush, Angra (na voz de André Matos) e Tarja Turunen & Angra (live in Rock in Rio 2011)





Peter Gabriel - 'Don't Give Up' (ft. Kate Bush)

Um vídeo essencialmente simples e uma canção maravilhosa.



Sobre Salvador Dalí


"Catalão puro, pleno daquela manhã esplêndida que só existe na Catalunha, de onde vem em grande parte aquela surpreendente juventude, que o faz prolífico diante da admiração universal, esse genial rapaz que preenche a vitrine do mundo, move as gruas ou as girafas de New York, influencia a excessiva capital da civilização. Dalí, com aquela grande dignidade espanhola que não admite o plágio, não tem Picasso como modelo e soma a natural inspiração de todo o moderno à própria originalidade. Dalí é filho de uma nova espécie." Ramon Gomez de la Serna - 1977.

Manequim de Barcelona - 1926
"Dalí define a si mesmo como narcisista e sua autobiografia é simplesmente um ato de exibicionismo. Contudo, existe grande valor como testemunho de uma fantasia, da perversão de um instinto intrínseco à idade moderna. Seria necessário ter-se em mente que Dalí é ao mesmo tempo um grande artista e um ser humano repugnante. Uma coisa não exclui a outra nem, de modo algum, a influencia." George Orwell - 1946.

Jogo Lúgubre - 1929




"Dalí é um dos artistas mais célebres e reconhecidos do mundo, mas também dos mais controversos. No século 20, nenhum outro conseguiu combinar estavelmente o fascínio exercido sobre o grande público com as pesadas críticas reservadas a ele pelas instituições oficiais e pelos historiadores da arte moderna. Ele sabia desde a infância que queria ser pintor, mas viveu em uma época na qual a pintura estava inexoravelmente destinada a perder terreno. Fotografia, objetos, arte conceitual, instalações, happening, todas essas formas expressivas desafiavam a representação pictórica. Dalí assumiu parte do desafio contribuindo para manter vivo o poder expressivo da pintura." Dawn Ades - 2004.

Persistência da Memória - 1931
William Tell - 1930
"Até agora tinha a tendência de considerar os surrealistas - que ao que me parece elegeram-me seu santo protetor - palhaços. O jovem espanhol, com o seu olhar sincero e fanático e a sua inegávelmaestria técnica, induziu-me a toda outra avaliação. Na realidade, seria muito interessante estudar analiticamente a gênese de uma pintura similar. Do ponto de vista crítico, poder-se ia sempre dizer que o conceito de arte foge de um aprofundamento quando a relação quantitativa entre material inconsciente e elaboração pré-consciente não repeita certo limite. De qualquer modo, ele tem sérios problemas psicológicos." Sigmund Freud - 1980.

Cisnes refletindo Elefantes - 1937
Metamorfoses de Narciso - 1937
A face da Guerra - 1940
"Dalí realizou ao final dos anos 1920 telas de fortíssima provocação alucinatória por meio de uma meticulosa e virtuosística descrição de incongruências e deformações onírico-paranoicas. Ao longo da década seguinte e até hoje na sua pintura, a exibição virtuosística tomou um caminho acadêmico e a força alucinatória diminuiu, na implicação de uma temática religiosa ao limite extremo da ortodoxia." Enrico Crispolti - 1969.

Crianças Geopolíticas assistindo ao nascimento do novo homem - 1943 

Sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã, um segundo antes de despertar - 1944
"Salvador Dalí Domènech era um artista extraordinário e um ser humano excepcional que, nascido duas vezes, se definiu divino. Modelava a sociedade ocidental para adaptá-la aos próprios sonhos, escandalizava ou divertia o mundo com as suas zombarias e, mesmo assim, vivia em escura e perpétua agonia, em um castelo em Arpurdán, depois de ter sido um anarquista, um comunista, um cubista, um surrealista, um acadêmico, um místico, um monárquico e Marquês de Púbol." Carlos Rojas - 1984.

A Madona de Port Lligat - 1950


Fonte: Coleção Grandes Mestres - Editora Abril e Blog Indicador Oculto

domingo, 5 de maio de 2013

Crise no cinema português provoca bancarrotas e até falta de legendas nos filmes


Como um drama, o cinema português sofre com a crise econômica na Europa. Salas fechadas e produtoras vazias são um sintoma da melancolia causada pela ausência do público.  Com os cortes efetuados pelo governo, a Cinemateca portuguesa – principal instituto público de cinema do país - teve redução drástica do seu orçamento, resultando em diversos problemas operacionais que têm afastado as pessoas do cinema.

Desde outubro, por exemplo, o instituto não tem dinheiro para colocar legendas nos filmes estrangeiros. Sem opções, optou por deixar de passar lançamentos com outros idiomas até que a situação seja normalizada.

Wikicommons
Além disso, diversas salas em Lisboa foram fechadas por falta de recursos para manutenção e projeção das películas. A direção da Cinemateca fala em “vergonha” ao comentar a falta de recursos.

[Imagem da facha da Cinemateca]

“Devido aos constrangimentos orçamentais, embora o enorme esforço para manter a qualidade e diversidade do cinema nacional, temos nos afastado dos padrões que marcaram esta atividade nas décadas anteriores.”, afirma em comunicado a direção da Cinemateca de Portugal.

Em entrevista a Opera Mundi, Nuno Gomes, um dos porta vozes da Cinemateca, confirmou que a crise é grave e os dados referentes ao público, alarmantes.

“Não tem dinheiro para nada. Nos primeiros meses de 2013, houve uma queda de mais de 200 mil pessoas na audiência dos cinemas em Portugal, em comparação com o começo de 2012. Muitos contratos de prestação de serviço não foram renovados por falta de verba. Estamos trabalhando da melhor forma para atender a população, mas a crise é absolutamente grave."

O governo de Portugal confirmou no mês de abril cortes de 800 milhões de euros para todos os serviços públicos. Os ajustes afetarão "funcionários, bens e serviços e despesas correntes" de todos os ministérios, sem exceção. As medidas foram estipuladas com a missão da Troika, grupo de credores formado por Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI (Fundo Monetário Internacional).

No entanto, a crise no cinema português não se restringe ao setor público. Com recorde na taxa de desemprego, que atinge 18,2% da população do país, as pessoas deixaram de ir ao cinema para economizar. O resultado foi sentido pelas principais companhias.A empresa Socorama, segunda maior exibidora de cinema em Portugal, entrou com pedido de concordata em fevereiro, depois de fechar 66 das suas 106 salas e despedir 98 pessoas. O processo foi motivado por dívidas de cerca 12 milhões de euros.

“Muitos estão a falir. As pessoas guardam dinheiro para comprar comida. Além de estudantes e aposentados, fomos obrigados a criar carteiras de meia-entrada para desempregados. Caso contrário, o público que já é pequeno, seria menor ainda”, revela Nuno Gomez.

Agência Efe

Primeiro-ministro de Portugal, Passos Coelho discute situação do país com o presidente do Conselho Europeu, Hernan Van Rompuy


O governo português dá subsídios ao cinema nacional – tanto nas salas de exibição quanto na produção -, pois é, tradicionalmente, um roteiro tradicional da população para entretenimento.

“Assim como a educação e a saúde, nós também estamos sofrendo. Os portugueses amam cinema e é difícil ver  as salas vazias, sem público e projeções”, argumenta Nuno Gomez.

Fonte: Opera Mundi

Escolas se livram de estereótipos para formar sociedade menos machista



Getty Images
Menino segura boneca em Phnom Penh, Camboja (foto ilustrativa/ 24/02/2003)
No salão de cabeleireiro de mentirinha, João Pontes, de 4 anos, penteia a professora, usa o secador no cabelo de uma coleguinha e maquia a outra, concentradíssimo na função. Menos de cinco minutos depois, João está do outro lado da sala, em um round de luta com o colega Artur Bomfim, de 5 anos, que há pouco brincava de casinha.
Nos cantos da brincadeira do Colégio Equipe, na zona oeste de São Paulo, não há brinquedo de menino ou de menina. Todos os alunos da educação infantil - com idade entre 3 e 5 anos - transitam da boneca ao carrinho sem nenhuma cerimônia.
"O objetivo é deixar todas as opções à disposição e não estimular nenhum tipo de escolha sexista. Acreditamos que, ao não fazer essa distinção de gênero, ajudamos a derrubar essa dicotomia entre o que é tarefa de mulher e o que é atividade de homem", explica a coordenadora pedagógica de Educação Infantil do Equipe, Luciana Gamero.
Trata-se de um "jogo simbólico", atividade curricular da educação infantil adotado por um grupo de escolas que acredita que ali é o espaço apropriado para quebrar alguns paradigmas. A livre forma de brincar visa a promover uma infância sem os estereótipos de gênero - masculino e feminino -, um dos desafios para construir uma sociedade menos machista.
"Temos uma civilização ainda muito firmada na questão do gênero e isso se manifesta de forma sutil. Quando uma mulher está grávida, se ela não sabe o sexo da criança, compra tudo amarelinho ou verde", afirma Claudia Cristina Siqueira Silva, diretora pedagógica do Colégio Sidarta. "Nesse contexto, a tendência é de que a criança, desde pequena, reproduza a visão de que menino não usa cor de rosa e menina não gosta de azul."
Por isso, no colégio em que dirige, na Granja Viana, o foco são as chamadas brincadeiras não estruturadas, em que objetos se transformam em qualquer coisa, a depender da criatividade da criança. Um toco de madeira, por exemplo, pode ser uma boneca, um cavalo ou um carrinho. "Quanto menos referência ao literal o brinquedo tiver, menos espaço haverá para o reforço social", diz Claudia.
A reprodução dos estereótipos acontece até nas famílias que se enxergam mais liberais. Ela conta que recentemente, em uma brincadeira sobre hábitos indígenas, um menino passou batom nos lábios. Quando a mãe chegou para buscá-lo, falou de pronto: "Não quero nem ver quando seu pai vir isso."
"Podia ser o fim da experimentação sem preconceitos, que não tem qualquer relação com orientação sexual. Os adultos, ao não entender, tolhem essa liberdade de brincar por uma 'precaução' sem fundamento", afirma Claudia.
Visão de gênero
Se durante a primeira infância esses estímulos são introjetados sem que a criança se dê conta, ao crescer um pouquinho - a partir dos 5 anos -, elas já expressam conscientemente a visão estereotipada que têm de gênero.
No Colégio Santa Maria, no momento de jogar futebol, os meninos tentavam brincar apenas entre eles, não permitindo que as meninas participassem. Foi a hora de intervir. "Explicamos que não deveria ser assim e começamos a propor, por exemplo, que os meninos fossem os cozinheiros de uma das brincadeiras", diz Cássia Aparecida José Oliveira, orientadora da pré-escola da instituição.
Na oficina de pintura, todos foram convidados a usar só lápis cor de rosa - convite recusado por alguns. "Muitos falam 'eu não vou brincar disso porque meu pai diz que não é coisa de menino'. Nesses casos, a gente conversa com a família. Entre os convocados, os pais de meninos são a maioria. Um menino gostar de balé é sempre pior do que uma menina querer jogar futebol. E, se não combatemos isso, criamos uma sociedade machista e homofóbica."
O embate é árduo e é preciso perseverança. Mesmo no Colégio Equipe, aquele em que as crianças se alternam entre o cabeleireiro e o escritório, alguns comentários demonstram que a simulação da casinha é um primeiro passo na construção de um mundo menos machista. O pequeno Artur, de 5 anos, se anima ao participar da brincadeira. Mas, em um dado momento do faz de conta, olha bem para a coleguinha e avisa: "Eu sou o marido. Vou sair para trabalhar. Você fica em casa."

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas