O ORIGINAL
O guaraná Jesus e sua lata premiada. 91 anos de existência de um ícone pop da cultura maranhense.
Quando o farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes, em 1920, criou a cola Jesus, não pensava ele que estaria ajudando a construir uma marca fortíssima, hoje uma verdadeira instituição da cultura do nosso estado, sobretudo da capital, São Luís.
O refrigerante Jesus está no inconsciente coletivo do maranhense. Reside também na memória afetiva e gustativa de muitos de nós há várias gerações.
Seu sabor doce é inconfundível (uns identificam traços de canela e cravo, outros dizem que lembra tutti fruti). Sua cor rosada chama atenção mesmo de quem não o conhece ou nunca o provou.
A sempre linda Luiza Brunet, de passagem por São Luís, provou e aprovou |
Ótima pedida esse "sonho cor de rosa". |
O belo desenho de sua nova lata mereceu prêmio em festival internacional de excelência em design, o IDEA. O modelo vencedor foi inspirado nos azulejos coloniais portugueses encontrados em nossos casarões históricos e alavancou em 17 por cento suas vendas, após veiculação da campanha de marketing, quando do seu lançamento, no ano de 2008.
Qual você prefere? |
Em 2001, quando a marca do Guaraná Jesus
foi comprada pela Coca-Cola Company junto
à família do falecido criador, estava a empresa
americana agindo estrategicamente, num golpe
comercial que lhe rendeu, ao mesmo tempo:
1º) a retirada de sua mais forte concorrente
no Maranhão (haja vista que as vendas do Jesus
superaram sempre as da famosa cola negra);
2º) a absorção de um produto plenamente
consolidado no mercado local, produzido e
comercializado aqui, com êxito de vendas
garantido.
A marca e o refrigerante Jesus são sucessos definitivos,
ganhando o Brasil via propaganda boca a boca,
seja por meio dos turistas que nos visitam e acabam
conhecendo o produto, seja por causa daqueles
que apreciam seu gosto peculiar e acabam levando consigo
várias latas ou garrafas para outros estados do nosso país,
seja por causa da propagação desse ícone local dentre
admiradores e curiosos em comunidades e sites da internet.
A única pergunta que me faço, quanto ao uso da marca e
à comercialização do produto por uma empresa de peso
como é a Coca-Cola Company, é por qual razão, até hoje,
o refrigerante Jesus ainda não é vendido e distribuído para
os demais estados da federação. Será por ser o guaraná
Jesus ainda desconhecido de boa parte do público
consumidor nacional? Ou será que a empresa americana
teme que a aceitação do refrigerante maranhense dentre os
brasileiros possa abalar a liderança que a velha Coca
possui no mercado?
Bem... por enquanto é isso. Fiquem em paz, que eu vou indo
tomar o meu Jesus.