Quem sou eu

Minha foto

Me chamo Rogério Rocha. Sou maranhense da cidade de São Luís, mas na verdade me sinto um cidadão do mundo. Sou pós-graduado em Direito Constitucional (Universidade Anhanguera-Uniderp-LFG), pós-graduado em Ética (IESMA), Graduado em Filosofia e Direito (UFMA), mestrando em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Atualmente sou Servidor do Poder Judiciário do meu estado. Exerci a advocacia durante 6 anos de minha vida,atuando nas áreas de Direito Civil (Família), Direito do Trabalho e do Consumidor. Fui professor do CEFET- MA (atual IFMA) por 2 anos, período em que lecionei tanto para o ensino médio quanto para os alunos de áreas técnicas as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico. Escrevo poesias desde os 12 anos de idade. Homem livre e de bons costumes, amante da música, da arte, da história e de viagens. Obs.: Postgraduate in Constitutional Law (University Anhanguera-Uniderp-LFG), Postgraduate in Ethics (IESM), graduated in Philosophy and Law (College); Public Server at Judiciary Power, Teacher, Poet.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Exibição de séries on-line ainda engatinha no Brasil

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO
Para a Folha.com TEC

Lá fora, ver os lançamentos mais recentes de filmes e os últimos episódios das séries de TV a qualquer momento não exige uma visita à locadora mais próxima. É só ligar o computador.

Boa parte das emissoras de TV norte-americanas, por exemplo, disponibiliza on-line os vídeos dos episódios das séries. Redes como CBS (que exibe "Big Bang Theory" e "Two and a Half Men" nos EUA), Fox ("Glee" e "American Idol") e The CW ("Gossip Girl" e "America's Next Top Model") colocam os episódios inteiros para serem vistos por streaming pelos espectadores. No Brasil, essa exibição é bloqueada.

Outro serviço famoso fora do país é o Hulu (hulu.com), que disponibiliza filmes e documentários, além dos programas de TV. O Hulu também não funciona no Brasil.
"O Hulu é um serviço apenas para os Estados Unidos, por enquanto. Infelizmente, não temos os direitos de transmissão internacional do conteúdo", diz um aviso do Hulu, que afirma ter a intenção de tornar seu material disponível em todo o mundo o mais rápido possível.

Do aviso do Hulu, uma palavra ajuda a entender por que a exibição é restrita aos EUA: direitos.
Divulgação
O ator Patrick Dempsey, como o Dr. Shepherd, da série "Grey's Anatomy", exibida pelo Terra TV
O ator Patrick Dempsey, como o Dr. Shepherd, da série "Grey's Anatomy", exibida pelo Terra TV
"É uma questão que tem a ver com os contratos que são feitos, que geralmente têm limitação regional para a exploração dos direitos autorais", afirma Luiz Henrique Souza, especialista em direito digital e direito autoral do Patricia Peck Pinheiro Advogados.

"O Brasil geralmente está fora desses acordos", conta. Além disso, "nos contratos, as formas de exploração são separadas. Então, as empresas podem escolher comprar só a transmissão pela TV ou só a pela internet." Ou seja, as empresas brasileiras precisam adquirir o direito de exibir o conteúdo on-line.

Mas, se está liberado on-line e de graça nos EUA e as empresas brasileiras não compraram a transmissão on-line, por que não liberar aqui?

"Eles bloqueiam os vídeos fora do país porque têm acordos com outras empresas, inclusive companhias brasileiras", diz o especialista em direito digital.

Isso porque a exibição no site norte-americano "estragaria a exploração comercial do conteúdo no Brasil", explica Souza.

Geralmente, os filmes e as séries de TV passam no Brasil algumas semanas depois de serem exibidos nos EUA. As empresas que os trazem ao Brasil precisam de alguns dias para fazer processos como a dublagem ou a colocação das legendas.

Felizmente, o mercado de transmissão de vídeos on-line está crescendo no Brasil.

DISPONÍVEIS NO BRASIL
TERRA TVExibe séries como "Grey's Anatomy" e "Bones"NETMOVIESReúne mais de 3.500 filmes para ver on-lineTV UOLTraz desenhos animados de canais como o Cartoon Network. Pertence ao UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, sugerindo e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas