A RAINHA é 100% brasileira, cheia de estilo e atitude. E como boa brasileira é capaz de surpreender com calçados e roupas cujas inovadoras tecnologias proporcionam conforto e performance durante a prática esportiva. Tudo para continuar acompanhando os milhões de brasileiros que gostam de se exercitarem. Por isso a marca se transformou em sinônimo de incentivo ao esporte.
A história
A história começou em 1934 quando o fabricante Saad&Cia, utilizando através da utilização de um processo pioneiro no mercado brasileiro de manufatura com a tecnologia autoclave, lançou no mercado os calçados esportivos com a marca RAINHA. Nas décadas seguintes a marca, reconhecida amplamente por uma “tocha” em seu logotipo, alcançou com certa facilidade uma posição privilegiada no mercado, como um artigo de elite. Durante esse período a marca RAINHA se tornou sinônimo de calçado esportivo de qualidade no Brasil. Em 1978, a empresa Alpargatas resolveu comprar a RAINHA, até então sua concorrente, para ter acesso ao vasto portfólio da marca e ao seu know how de produtos com tecnologia autoclave.
Com isso, na década seguinte a RAINHA ganhou escala e distribuição, e através de modelos como o Mont Car, Iate, Bullit e VL 2500, atingiu a produção de 700 mil pares por mês. Como resultado, a RAINHA deixou de ser apenas uma marca de artigo de elite e passou a vender em grandes volumes. Nessa época a empresa optou por um posicionamento que ia além do “artigo de elite” e escolheu definitivamente o esporte como plataforma. Com isso, RAINHA se tornou a primeira marca esportiva a fechar contrato de patrocínio com uma equipe, a Pirelli. Por meio de ações inovadoras como esta, junto ao esporte, a marca contribui para a profissionalização do vôlei brasileiro e tornou-se símbolo da década de 1980, com uma geração de atletas que ficará conhecida para sempre como a “Geração Rainha”, que conquistou o inédito vice-campeonato olímpico, nos Jogos de Los Angeles, em 1984. No mesmo período, a marca também iniciou uma forte onda de investimentos, principalmente em patrocínios de equipes em diversos esportes, especialmente os chamados esportes de quadra, como vôlei, basquete, handebol e futebol de salão. Mas também investiu no iatismo e no skate.
No final da década de 1980, a marca novamente revolucionou o mercado. Com a intenção de ampliar sua imagem de pioneirismo e fortalecer sua posição no mercado, a marca desenvolveu o tênis Rainha System, o primeiro com sistema de tecnologia de amortecimento 100% brasileiro a ser incorporado em calçados esportivos. Com este produto, a marca revolucionou e liderou a febre da ginástica aeróbica dos anos 80 e 90, tornando-se uma referência em amortecimento de calçados esportivos. A década de 1990 foi marcada por uma série de lançamentos inovadores que levaram a RAINHA a ser eleita pela 10° vez “Top of Mind” da categoria tênis.
Apesar de todo esse pioneirismo e constantes inovações, a RAINHA começou a sofrer forte concorrência de outras marcas nacionais e, principalmente de marcas estrangeiras, como Adidas, Nike, Reebok, Mizuno e Asics. Além disso, a Alpargatas passou à investir muito pouco na marca e a RAINHA praticamente sumiu da mídia. Com a chegada do novo milênio, a RAINHA teve que se reinventar para sobreviver em um mercado altamente competitivo. Para isso, além de novos lançamentos, incluindo o ingresso em novas categorias, como vestuário (agasalhos, shorts e roupas de ginástica), calçados casuais, acessórios (mochilas, bolsas, bonés, luvas, entre outros itens), running (tênis para corridas) e até uma linha de calçados para crianças, a marca buscou explorar suas origens pioneira, tecnológica e esportiva, através de uma nova imagem. O objetivo dessas ações eram manter um estreito relacionamento com o público jovem e também com as pessoas que consumiram a marca nas décadas anteriores e que podem reviver essa experiência através de uma nova e atualizada linha de produtos.
Foi então que grandes novidades começaram a surgir. Primeiro com a linha RAINHA AUTÊNTICO, que segue uma tendência vintage e destaca uma reedição de grandes clássicos da marca. Os calçados surgem repaginados com novos materiais e coordenações de cores, seguindo as principais tendências da moda, com costuras em zig-zag e tecidos diferenciados em edições exclusivas. Todos os produtos desta linha são valorizados pela logomarca com a famosa “tocha”. E depois com novas tecnologias exclusivas, como por exemplo, Engager e Stabilily System, especializadas na diminuição do impacto do pé no solo; além da recente FLUIDSYSTEM S1 CONFORT, que proporciona máximo amortecimento, com estabilidade e conforto. Outra novidade é o tênisRAINHA FluidRun, que pesa apenas 295 g, um dos mais leves do mercado, e cuja concepção foi baseada no movimento dos fluidos, conseguindo assim otimizar a passada e gerar máximo com o menor impacto o que garante amortecimento, conforto e respirabilidade.
A evolução visual
A identidade visual da RAINHA passou por modificações radicais ao longo dos anos. Identificada por década pelo logotipo com uma tradicional “tocha”, a marca ao adotar um novo posicionamento, há poucos anos atrás, apresentou também uma nova identidade visual, mais moderna e dinâmica, com as cores azul e laranja, tendo como símbolo uma asa estilizada. Recentemente, em 2012, este logotipo passou por uma reformulação, adotando uma nova tipografia de letra. O tradicional logotipo da Tocha ainda é utilizado em sua linha de produtos vintage.
Os slogans
Rainha. Leveza como postura.
Rainha, liberdade para ser mais.
Qualidade que dá mais classe ao tênis.
Esporte é Prazer.
Pratique esta marca.
Você só tem um corpo. Cuide bem dele.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1934
● Criador: Saad&Cia
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Alpargatas S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Marcio Utsch
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Esportivo
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios
● Slogan: Rainha. Leveza como postura.
● Website: www.rainha.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a marca RAINHA, que pertence à empresa Alpargatas, comercializa em todos Brasil uma completa linha de calçados esportivos e casuais, vestuário e acessórios, sendo uma das líderes em seu segmento de atuação.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).