Roberto Carlos, um dos maiores vendedores de discos do Brasil.
Esta é a lista de recordistas de vendas de discos no Brasil, que são as maiores vendas de artistas nacionais, quanto internacionais no Brasil, de formatos físicos e digitais. Em primeiro lugar aparece a dupla de música sertanejaTonico & Tinoco que venderam entre 50 e 150 milhões de cópias. Em segundo lugar está o cantor Roberto Carlos, que começou sua carreira na década de 50 e que vendeu mais de 120 milhões de discos em sua carreira, comprovadas pela ABPD.
Na terceira posição está o cantor, já falecido, Nélson Gonçalves, com mais de 75 milhões em vendas. A artista do sexo feminino mais bem-sucedida é a cantora Rita Lee e seus mais de 55 milhões de discos em toda a carreira. As vendas registradas neste anexo de artistas internacionais são contabilizadas a partir de 1990, data que as apurações da ABPD começaram, e a primeira posição é ocupada pela cantora Madonna, com mais de 3,5 milhões de cópias comercializadas. Logo em seguida vem a banda irlandesa U2, com 2,5 milhões.
Desde novembro de 2008, a Associação Brasileira de Produtores de Discos começou a apurar as vendas digitais, que são os downloads pela internet e ringtones, que são vendas feitas via telefonia movél (celular). Em primeiro lugar em vendas nacionais está a banda Jota Quest, com mais de 3 milhões de downloads pagos. Em segundo a cantora Ivete Sangalo, com 2,5 milhões em vendas. No repertório internacional encontra-se o grupo The Killers, com mais de 1,150 milhões, seguido do cantor Lenny Kravitz, com um milhão.
FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.