Quem sou eu

Minha foto

Me chamo Rogério Rocha. Sou maranhense da cidade de São Luís, mas na verdade me sinto um cidadão do mundo. Sou pós-graduado em Direito Constitucional (Universidade Anhanguera-Uniderp-LFG), pós-graduado em Ética (IESMA), Graduado em Filosofia e Direito (UFMA), mestrando em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Atualmente sou Servidor do Poder Judiciário do meu estado. Exerci a advocacia durante 6 anos de minha vida,atuando nas áreas de Direito Civil (Família), Direito do Trabalho e do Consumidor. Fui professor do CEFET- MA (atual IFMA) por 2 anos, período em que lecionei tanto para o ensino médio quanto para os alunos de áreas técnicas as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico. Escrevo poesias desde os 12 anos de idade. Homem livre e de bons costumes, amante da música, da arte, da história e de viagens. Obs.: Postgraduate in Constitutional Law (University Anhanguera-Uniderp-LFG), Postgraduate in Ethics (IESM), graduated in Philosophy and Law (College); Public Server at Judiciary Power, Teacher, Poet.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Três em cada quatro pessoas no mundo têm celular, diz Banco Mundial


Cerca de 75% da população mundial ou 6 bilhões de pessoas já possuem um telefone celular, de acordo com novo estudo publicado hoje (17) pelo Banco Mundial. O número representa um crescimento de 500% em relação ao ano 2000, quando apenas 1 bilhão de pessoas tinham celular no mundo.
Getty Images
Download de aplicativos deve direcionar aumento de tráfego de dados a partir de celulares
A maior parte dos celulares em uso atualmente (5 bilhões) estão em países em desenvolvimento, como Brasil, China e Índia. No ano 2000, esses países representavam apenas 29% do total de celulares no mundo, mas passaram a representam mais de 77% em 2010. Os países desenvolvidos, por outro lado, viram sua participação no total de celulares cair de 71% para 23% em 2010.
O download de aplicativos está se tornando uma das principais atividades de donos de celulares em todo o mundo, principalmente entre os usuários de smartphones. De acordo com o Banco Mundial, só em 2011, mais de 30 bilhões de aplicativos foram baixados em celulares em todo o mundo. Entre os aplicativos mais baixados estão os games, ferramentas de mapas, de redes sociais e de mensagens instantâneas.
Apesar de a atenção estar focada no download de aplicativos, as mensagens de texto (SMS) são populares em diversos países. Só em 2010, segundo Banco Mundial, os donos de celulares enviaram cerca de 5 trilhões de SMSs em todo o mundo. De acordo com o estudo, porém, o uso de SMS deve cair nos próximos anos, conforme aumenta o uso de e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas pelo celular.
Brasil à frente da média latino-americana
De acordo com os dados do Banco Mundial, o Brasil avançou muito nos últimos seis anos em relação ao acesso da população à telefonia celular. Atualmente são 123 assinaturas de telefonia celular para cada 100 habitantes, sendo que 80% delas são pré-pagas. O número é similar à média latino-americana que é de 81% dos celulares com planos pré-pagos.
Por outro lado, o número de pessoas que possui acesso a uma conexão de banda larga móvel é menor: apenas 1 em cada 5 habitantes contratam o serviço. A banda larga móvel representa apenas 16,7% de todas as assinaturas de telefonia celular no País. O número é um pouco maior que a média para a América Latina e Caribe, em que a banda larga móvel representa 15,2% do total de usuários de celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, sugerindo e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas