Por Roberto Amado
Quem pensa que não existem desertos no Brasil, está muito enganado. Mas, como não podia deixar de ser, nosso deserto não é como os demais. Afinal, nos Lençóis Maranhenses não só chove constantemente como também há uma infinidade de grandes lagoas de água doce. Mas que é um deserto, é.
O parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação no estado do Maranhão, com uma área superior a 156 mil hectares. É uma enorme região dominada por uma paisagem sufocante de tanto exótica e bela, composta por uma sucessão interminável de dunas de areia branca. Entre elas, forma-se vales com lagoas de água doce enormes e muitas vezes profundas.
O cenário deslumbrante, a temperatura agradável, a água doce e uma inconfundível sensação de plenitude espiritual fazem dos Lençóis um dos destinos mais interessantes, e procurados, do Brasil.
Embora esteja localizado numa região remota, o acesso a ela e a infraestrutura turística garantem qualidade de serviços a turistas nacionais e também internacionais. Os Lençóis situam-se a 260 km de São Luís, capital do Estado, de onde é possível chegar a Barreirinhas, cidade mais próxima ao deserto, por ônibus, barco ou avião.
A opção mais cômoda para viajantes de fora da região do nordeste é contratar pacotes de agências de viagens, pelo menos para as etapas locais da viagem. Veja algumas:
Ecoadventure:
Teleatendimento: 86 3323 9595
Brasilplanet
Tel.: 98 3227 3944
brasilplanet.com.br
Freeway
Tel.: 11 5088-0999
freeway.tur.br
Fonte: http://clubalfa.abril.com.br/estilo-de-vida/viagem/os-prazeres-dos-lencois-maranhenses/
O lugar fica ainda mais incrível descrito com a sua sensibilidade e clareza de escrita cativante Rogério. Já postei no meu Pinterest Brasil.
ResponderExcluirAgradeço a gentileza do elogio, querida Arlete. Obrigado por divulgar este site. Abraços.
ResponderExcluir