sexta-feira, 23 de setembro de 2011

20 anos do lançamento de "Nevermind"




Neste sábado (24/09) comemora-se os 20 anos do lançamento do disco Nevermind, do Nirvana, álbum que definiu um novo período da história da música, dando visibilidade ao nascente movimento grunge. A obra trouxe o peso do som “alternativo” ao mainstream da indústria fonográfica.
Segundo álbum de estúdio da banda norte-americana, pelo selo Sub Pop. Além de uma sonoridade crua, o disco possui aquela capa antológica (eleita pela Rolling Stone a melhor de todos os tempos), com uma foto de um bebê nadando atrás de uma nota de 1 dólar presa num anzol.
Afora tais peculiaridades, o trabalho segue sendo um dos mais influentes das últimas décadas. Um disco definitivo. Vale a pena ouvir sempre.
Faixas do álbum:
1.    "Smells Like Teen Spirit"  5:01
2.    "In Bloom" – 4:14
3.    "Come as You Are" – 3:39
4.    "Breed" – 3:03
5.    "Lithium" – 4:17
6.    "Polly" – 2:57
7.    "Territorial Pissings" – 2:22
8.    "Drain You" – 3:43
9.    "Lounge Act" – 2:36
10.  "Stay Away" – 3:32
11.  "On a Plain" – 3:16
12.  "Something in the Way" – 3:55

A capa de Nevermind é, até hoje, referência constante para várias outras capas de discos ou revistas, seja em tom de paródia, seja como homenagem. Abaixo estão alguns destes exemplos.











TV Pirata sacaneando o Rock in Rio

Pra quem lembra e viu (e também para os que não viram) o extinto humorístico "TV Pirata", apresentado na década de 90 na Rede Globo, já naquele tempo, tirou um sarro com o Rock in Rio. Para os que dizem que a atual edição do festival deveria se chamar, na verdade, "Pop in Rio", a TV Pirata, com suas tiradas de humor inteligente e sarcástico, foi mais longe e pensou no "Brega in Rio".




Whitesnake e Judas Priest encerram turnê no Brasil (Parte II)

Epitaph Tour - Judas Priest

Um show de luzes, pirotecnia e efeitos visuais foi o pano de fundo perfeito para a execução das clássicas músicas da longa trajetória da banda de Rob Halford, que nessa turnê “Epitaph”, trás o seu adeus aos palcos, após anos de serviços prestados ao rock.
 
Os fãs puderam vibrar com um resumo da obra musical da banda, a partir da execução de clássicos retirados dos principais álbuns do Judas. Logo de saída, uma sequência ininterrupta trouxe “Rapid Fire”, “Metal Gods” e “Heading Out To The Highway”, sempre com a exibição, no fundo do palco, de imagens que reproduziam as capas dos álbuns. O momento mais lírico, porém não menos pesado, ficou com a bela “Diamonds na Rust”, num arranjo renovado e arrebatador. 



Em “Night Crawler”, “Turbo Lover” e “The Green Manalishi” a plateia, entusiasmada com a performance dos ingleses, cantou junto. Mas foi mesmo em “Breaking the Law” que essa participação chegou ao seu nível máximo, quando Rob Halford virou o pedestal e pôs o microfone na direção do público que, do início ao fim, regido pelo vocalista, cantou esse que é um dos hinos do Judas Priest, um dos precursores da New Wave of British Heavy Metal, na década de 80.

Num show praticamente perfeito, o único incidente a ser destacado ocorreu no início da música “Hell Bent For Leather”, quando o vocalista Halford, ao entrar no palco em sua famosa Harley Davidson, perdeu o equilíbrio ao descer e caiu da motocicleta. Cena que, dada a empolgação da plateia, num primeiro momento, talvez tenha passado em branco a alguns dos presentes ao ginásio, mas que foi contornada quando, com o auxílio dos companheiros, conseguiu se erguer, continuando o show como se nada houvesse acontecido. Prova do mais puro profissionalismo, tanto que mereceu o aplauso de todos.


















Por fim, vale destacar também a performance do novo guitarrista da banda, o talentosíssimo Richie Faulkner. Muito aplaudido, em vários momentos do show, mostrou técnica e habilidade nos solos que executou. Grande revelação o cara. Me lembrou muito o estilo de outro virtuose da guitarra: o saudoso Randy Rhoads.

O show se encerrou, apoteoticamente, com “Living after midnight” e seu refrão pegajoso. Enfim, o Judas fechou sua passagem pelo Brasil com um grande espetáculo. Valeu cada real do ingresso, desde já entrando para nossa lista dos candidatos a melhor show do ano.





Fotos e vídeos: Rogério Rocha





quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Momento "Provocações": Abujamra declama Martin Heidegger


"Quando a tecnologia e o dinheiro tiverem conquistado o mundo; quando qualquer acontecimento em qualquer lugar e a qualquer tempo se tiver tornado acessível com rapidez; quando se puder assistir em tempo real a um atentado no ocidente e a um concerto sinfônico no oriente; quando tempo significar apenas rapidez online; quando o tempo, como história, houver desaparecido da existência de todos os povos, quando um esportista ou artista de mercado valer como grande homem de um povo; quando as cifras em milhões significarem triunfo, - então, justamente então -- reviverão como fantasma as perguntas: para quê? Para onde? E agora? A decadência dos povos já terá ido tão longe, que quase não terão mais força de espírito para ver e avaliar a decadência simplesmente como... Decadência. Essa constatação nada tem a ver com pessimismo cultural, nem tampouco, com otimismo... O obscurecimento do mundo, a destruição da terra, a massificação do homem, a suspeita odiosa contra tudo que é criador e livre, já atingiu tais dimensões, que categorias tão pueris, como pessimismo e otimismo, já haverão de ter se tornado ridículas."

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