terça-feira, 21 de agosto de 2012

Raul Seixas é homenageado em aniversário de 23 anos de sua morte


Do G1 BA
valdir toca raul (Foto: Divulgação)Público pode assistir ao show - Valdir toca Raul - de
forma gratuita.  (Foto: Divulgação)

O roqueiro baiano Raul Seixas é homenageado em Salvador nesta terça-feira (21), data em que completa 23 anos da sua morte. A Livraria Cultura promove o pocket show "Valdir toca Raul", às 18h, enquanto que a banda Arapuka, apoiada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), realiza às 20h o show "Raul Seixas - Sempre Vivo".
O show promovido pela livraria Cultura será realizado na Avenida Tancredo Neves, no Salvador Shopping, e conta com interpretações de músicas como 'Metamorfose Ambulante', 'Sociedade Alternativa', 'Gita' e 'Rock do Diabo'. A entrada é gratuita.

Já o evento realizado pela banda Arapuka também é gratuito e acontece no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. No repertório constam canções do homenageado, além de músicas de personagens do rock brasileiro que faziam parte do set-list de Raul Seixas.

Raul Seixas
Um dos pioneiros do rock no Brasil, Raul Seixas nasceu em Salvador em 28 de junho de 1948. Em 26 anos de carreira ele lançou 21 discos, e seu primeiro disco data do período em que integrava o grupo Os Panteras. Em 1973 saiu o primeiro álbum como artista solo, ‘Krig-ha, Bandolo’, no qual continha os hits ‘Metamorfose Ambulante’, ‘Ouro de Tolo’, ‘Al Capone’ e ‘Mosca na Sopa’.

No restante dos anos 70, a popularidade de Raul só fez aumentar. Já em 1987 surge a canção ‘Muita Estrela, Pouca Constelação’, a primeira música em parceria entre Marcelo Nova e Raulzito. Um ano depois, já em carreira solo, Marcelo convidou Raul para participar de um show que faria na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O que seria uma participação virou uma turnê de 50 shows por todo o Brasil, e terminou no lançamento de um dos discos mais importantes do rock nacional, ‘A Panela do Diabo’. O disco vendeu 150 mil cópias e rendeu a Raul um disco de ouro póstumo.
Outra grande importância na carreira e na vida do músico baiano, foi a amizade com o escritor Paulo Coelho, com quem compôs "Sociedade alternativa”, “Gita”, “Há dez mil anos atrás” e “Tente outra vez”. A parceira foi fomentada principalmente pela filosofia, metafísica, ontologia, psicologia, história, literatura e latim.

Em Salvador, uma lei municipal instituiu o dia 28 de junho, data de nascimento de Raul, como o Dia Municipal do Rock. Com a lei, Salvador se tornou a primeira capital brasileira a ter um dia dedicado ao gênero. O artista morreu em São Paulo aos 44 anos.
Cena do documentário sobre Raul Seixas, que estreia em São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)Cena do documentário sobre Raul Seixas. (Foto: Reprodução/EPTV)Fonte: G1 Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas