Quem sou eu

Minha foto

Me chamo Rogério Rocha. Sou maranhense da cidade de São Luís, mas na verdade me sinto um cidadão do mundo. Sou pós-graduado em Direito Constitucional (Universidade Anhanguera-Uniderp-LFG), pós-graduado em Ética (IESMA), Graduado em Filosofia e Direito (UFMA), mestrando em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Atualmente sou Servidor do Poder Judiciário do meu estado. Exerci a advocacia durante 6 anos de minha vida,atuando nas áreas de Direito Civil (Família), Direito do Trabalho e do Consumidor. Fui professor do CEFET- MA (atual IFMA) por 2 anos, período em que lecionei tanto para o ensino médio quanto para os alunos de áreas técnicas as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico. Escrevo poesias desde os 12 anos de idade. Homem livre e de bons costumes, amante da música, da arte, da história e de viagens. Obs.: Postgraduate in Constitutional Law (University Anhanguera-Uniderp-LFG), Postgraduate in Ethics (IESM), graduated in Philosophy and Law (College); Public Server at Judiciary Power, Teacher, Poet.

sexta-feira, 30 de março de 2012

A filosofia e o drama existencial num episódio de Evangelion

Nesse post trago um episódio dublado em português da série de animação japonesa Evangelion (Neon Genesis Evangelion). 

Numa era pós-apocalíptica, adolescentes criados para pilotar robôs gigantes, chamados Unidades Evangelion (EVA's), vivem suas amarguras, seus dramas existenciais, seus medos e incertezas em meio a uma realidade opressiva, marcada pelo controle instrumental da tecnologia e pelo domínio dos adultos que os cercam. 

Como poderão notar, o conteúdo dos diálogos presentes em vários episódios da série é extremamente filosófico, questionador, crítico, com fortes nuances de análises psicológicas  entre os embates dos personagens e seus problemas existenciais (principalmente Shinji Ikari, o garoto personagem central do presente capítulo), o que acaba por dar a este anime uma densidade única, sobretudo ao debruçar-se sobre a complexidade das relações humanas. 

Uma excelente ferramenta para professores de filosofia estimularem o debate em sala de aula com os seus alunos. Assistam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, sugerindo e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas