segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cinefobia: Remakes: Nova vida ou morte decretada?


Por Luciana dos Anjos
O fenômeno do remake: o que podemos esperar para os próximos anos?
Quando um estúdio de cinema anuncia a produção de uma refilmagem, a reação imediata dos fãs é negativa. Mas o temido remake é definitivamente a nova tendência. Várias vertentes do terror ganharão uma nova versão: o clássico Poltergeist e o asiático Batalha Real são exemplos desta nova safra.
Os remakes vem crescendo ao longo dos anos por ser um nicho fácil de comercializar, garantindo resultados positivos nas bilheterias utilizando uma idéia que já deu certo. O lado ruim é que dependendo do ano e país de origem, grande parte do público nem ao menos sabe de que se tratam de releituras ou simplesmente não se interessa pelo original com a facilidade de acesso a nova versão. Sem contar que remakes podem acabar com a reputação de um filme por completo.
Todos remakes são realmente ruins?
Seguindo o mesmo conceito e melhorando a fórmula do filme original – como por exemplo, o uso de novos efeitos especiais ou atores mais convincentes – alguns remakes funcionam; mas as tentativas de dar vida nova a um filme antigo ou sucessos estrangeiros tendem a ser decepcionantes.  Oos remakes de A Hora do Pesadelo e Doce Vingança são bons exemplos. Não há razão para refazer o que deu certo na primeira vez, correto? Não necessariamente. John Carpenter fez de O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982) um dos filmes de terror mais bem sucedidos de todos os tempos, superando o original O Monstro do Ártico. O mesmo acontece com O Chamado, precursor dos remakes de horror asiático e considerado melhor que o original por boa parte do público.
Veja os principais títulos que ganharão um remake:

O Maníaco
Lançado em 1980, O Maníaco é um grande exemplo de splatter de baixo orçamento que agradou o público.  A história é sobre Frank Zito, um indivíduo profundamente perturbado, assombrado por memórias de uma infância cheia de maus-tratos nas mãos de sua mãe. Como resultado de sua educação ruim, Frank se torna um serial killer bem específico. A direção é de William Lustig.
O remake
Em 2010, Lustig anunciou a venda dos direitos do filme para uma produta francesa. O Maníaco temAlexandre Aja como principal produtor e roteirista, o que já pode ser contado como ponto positivo. Aja tem experiência neste ramo e foi o responsável pelos elogiados remakes de Quadrilha de Sádicos e Piranhas, além de ser diretor do francês Alta Tensão. No fim de 2011, Elijah Wood foi escalado para o papal de Frank Zito e as filmagens já começaram. Previsão de lançamento em 2013.
Carrie
Esta adaptação do romance de Stephen King foi dirigida por Brian De Palma e aclamada pela crítica, rendendo uma indicação ao Oscar de melhor atriz para Sissi Spacek. Mesmo após 35 anos, Carrie continua a ser um dos filmes de terror mais populares de todos os tempos.
O remake
Em maio de 2011, a MGM em parceria com a Screen Gems contratou o roteirista Roberto Aguirre-Sacasa para uma versão mais fiel de Carrie. Stephen King por sua vez, sugeriu Lindsay Lohan para o papel principal, ainda sem confirmação. O remake tem previsão para 2013, mas vale lembrar que outra adaptação do livro foi lançada direto para TV em 2002, com Angela Bettis no papel principal.
Evil Dead
Escrito e dirigido por Sam Raimi e estrelado por Bruce CampbellEvil Dead é um clássico do terror de baixo orçamento. Apesar de ter causado opiniões divergentes na época, o longa virou um sucesso de crítica e público ao longo dos anos, tornando-se um trash cult.
O remake
Depois de dirigir as adaptações de Homem-Aranha para o cinema, Raimi parece ter voltado as raízes. Lançou em 2009 o ótimo Arraste-me Para o Inferno e anunciou a refilmagem de seu próprio filme. O remake de Evil Dead conta com a ganhadora do Oscar de Melhor Roteirista, Diablo Cody, e Bruce Campbell na produção. Previsão de lançamento é para 12 de abril de 2013.
O Hospedeiro
Lançado em 2006, O Hospedeiro bateu recorde de bilheterias em seu país de origem, tornando-se a mais alta bilheteria no sul da Coréia de todos os tempos. É um filme de monstro com fundo político, se caracterizando pelo retrato satírico do governo sul-coreano e metáforas à política dos EUA.
O remake
A Universal Studios anunciou em 2008 a compra dos direitos deste remake, com Fredrik Bond na direção. Elenco e data de lançamento ainda não foram anunciados.
Martyrs
Categorizado como um exemplo da nova era de filmes de terror franceses – semelhantes pelo nível de violência – Martyrs é altamente perturbador. Apesar de se tratar de uma produção modesta, o diretor e roteirista Pascal Laugier teve êxito ao desafiar os limites do espectador, o que fez do filme um sucesso de público.
O remake
A direção deste remake ficou na mão de Daniel Stamm, de O Último Exorcismo. Stamm já confirmou em uma entrevista que a abordagem americana será diferente da original, moldada para outro tipo de audiência. O remake de Martyrs será produzido pelos mesmos produtores de Crepúsculo; o elenco e data de lançamento ainda não foram confirmados.
Brinquedo Assassino
O primeiro filme da série de terror com famoso boneco Chucky foi o mais sério e aterrorizou muita gente no fim dos anos 80. O filme ganhou continuações nos anos seguintes e pouco a pouco reinventaram o boneco usando uma linha de humor negro, caracteristica do qual  é lembrado até hoje.
O remake
Don Mancini e David Krischner, respectivos roteirista e produtor dos filmes da série, já confirmaram um remake em resposta à vontade dos fãs de assistir um filme de terror com Chucky novamente. Mancini descreveu o novo script como uma releitura ainda mais assustadora que a do filme original, mas mantendo o mesmo conceito. A previsão de lançamento é em 2014.
O Orfanato
O terror espanhol O Orfanato conta a história de Laura, mulher que retorna com o marido e filho para o orfanato onde passou sua infância. O filme estreou no Festival de Cannes em 2007 e foi aclamado pela crítica. O filme foi extremamente bem sucedido na Espanha, batendo recorde de maior bilheteria em uma estréia, tornando-se ainda maior que a do sucesso mundial O Labirinto do Fauno.
O remake
A versão norte-americana também será produzida por Del Toro, que afirmou que já pretendia refazê-la com um novo roteiro, para atingir o potencial máximo da história. A direção ficou nas mãos de Mark Pellington, de A Última ProfeciaRachel McAdamsSandra Bullock e Amy Adams são as atrizes mais cotadas para o papel principal. Previsão de lançamento em 2013.Batalha Real
Battle Royale é um dos livros mais controversos produzido pelo Japão, e sua adaptação para o cinema resultou em um filme igualmente contestado. Existem fãs obcecados e ainda mais pessoas que o odeiam. Foi mal recebido pelo governo japonês, que temia que o lançamento do filme poderia incitar motins e outros  atos de desordem pela juventude.
O remake
Em 2006, a New Line Cinema anunciou a adaptação americana de Batalha Real. De lá para cá, foram confirmados os produtores Neil Moritz e Roy Lee, produtor de vários remakes asiáticos, como O Chamado e O Grito. Lee chegou a afirmar aos fãs sobre o seu respeito pelo trabalho original e que este remake não será atenuado. A evolução do desenvolvimento do filme está devagar e a previsão de lançamento é em 2015.
Hellraiser
Lançado em 1987, Hellraiser é a principal obra do escritor inglês Clive Barker. O vilão Pinhead se tornou um ícone do terror e o filme ganhou 7 sequências e fãs ao redor do mundo.
O remake
Este projeto da Dimension Films terá Patrick Lussier como diretor e Todd Farmer no roteiro, ambos responsáveis pelo Dia dos Namorados Macabro 3D, em 2009. Recentemente, Clive Baker se mostrou indignado com o novo longa e expressou sua indignação aos fãs usando o Twitter. A previsão de lançamento é para este ano, direto em DVD.
Poltergeist
No começo dos anos 80, este filme paranormal assustou uma geração. As lendas envolvendo o elenco do filme serviram para alavancar ainda mais a fama de filme maldito, que continua ainda nos dias de hoje. Foi escrito e produzido por Steven Spielberg, com direção de Tobe Hooper.
O remake
Roy Lee também será produtor deste remake e já declarou que vai seguir os mesmos passos da obra original e pouca coisa será alterada. As filmagens devem começar ainda neste ano e a estreia está prevista para 2013.
Outros remakes como o de Suspiria e Reanimator – que virá na versão 3D – também serão lançados em breve, entre outros que ainda não foram confirmados. Façam suas apostas
Fonte: Cinemaorama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas