domingo, 8 de janeiro de 2012

Violência no Brasil: pior que Iraque, Angola e Afeganistão


Vídeo: Jornal da Band

Nos últimos 30 anos, as vítimas de homicídios no Brasil chegam a mais de 1 milhão de pessoas. São dados coletados em 27 Unidades Federativas, 33 Regiões Metropolitanas, 27 capitais e 5564 municípios do país, utilizando informações do ministério da saúde, segurança pública, cartórios, polícia e outros orgãos públicos. É parte de um grande estudo divulgado recentemente pelo Instituto Sangari sobre a violência brasileira coordenado pelo sociológo Julio Jacobo Waiselfisz.
O índice nas capitais diminuiu, porém no interior o aumento é preocupante como mostra a reportagem do Jornal da Band (acima).
Para ficar claro o absurdo do número de mortes violentas no Brasil, basta comparar com outros lugares que vivem situação extrema como Angola, país em guerra civil por 27 anos: 550 mil vítimas, praticamente a metade das vítimas por aqui no mesmo período. Outras conflitos armados recentes, como Iraque e Afeganistão, somam juntos 89 mil mortos até 2007. Ou seja, a guerra aqui é mais sangrenta que nesses lugares já excessivamente sangrentos do planeta.
Veja a seguir o ranking, onde se vê São Paulo e Rio de Janeiro com redução significativa na violência. Já Alagoas, ocupa o primeiro lugar nesse pódium de horror, seguido pelo Espírito Santo.
Você se sente parte dessa guerra?

 Fonte: Blog do Tas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas