quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Peer Gynt (suíte 1,opus 46) - Orquestra Sinfônica de Sidney - pt. 4

Peer Gynt é o nome de uma peça teatral em cinco atos escrita pelo dramaturgo Henrik Ibsen.  A peça, toda escrita em versos, é uma adaptação livre do conto de fadas Per Gynt.

Inicialmente Ibsen não a queria apresentada em palco, contudo, tempos depois (no ano de 1874), ao mudar de ideia, pediu ao compositor clássico Edvard Grieg que fizesse a música para o seu drama.

Enorme sucesso desde a sua primeira apresentação (1876), a peça tornou-se um sucesso. Sua ação dramática e composição visual eram dignas do roteiro de um filme, indo além das limitações formais e materiais do teatro da época.
Por sua vez, a música original composta por Grieg também figura entre as peças clássicas mais ouvidas e respeitadas até hoje. Foi a trilha sonora perfeita para o drama do fabuloso Ibsen.
O vídeo abaixo, com a Orquestra Sinfônica de Sidney, traz a força dramática e a vivacidade da música de Grieg aliada ao vigor dos trechos declamados em meio à peça. 
O trecho que abre essa 4ª parte da apresentação, em seu 1 minuto e meio inicial, apresenta a magistral suíte nº 1, Opus 46, IV,  denominada "In the hall of the mountain king". Um trecho de um impressionismo fabuloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas