segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CES: Ultrabooks e reconhecimento de voz e gestos marcam feira


Em quatro dias de Consumer Electronics Show 2012, os ultrabooks (notebooks mais finos, leves e com alto poder de processamento) fizeram sucesso nos estandes dos maiores expositores da feira. As TVs, computadores e carros com reconhecimento de voz e gestos também atraíram a atenção das mais de 140 mil pessoas que visitaram o evento, realizado anualmente em Las Vegas (EUA) e que terminou na última sexta-feira (13/01). Confira a seguir um resumo das principais tendências da feira.
Ultrabooks
Os notebooks ultrafinos e com alto poder de processamento, categoria proposta pela Intel, fizeram sua estreia oficial na CES. Muitos fabricantes mostraram suas apostas neste mercado, que deve concorrer diretamente com os tablets híbridos no futuro. A feira contou com a estreia do ultrabook da Toshiba, o mais fino do mundo, e também de modelos da Acer,  LenovoLG e Samsung. No total, 16 modelos de sete marcas diferentes foram expostos no evento. Um dos destaques foi o HP Spectre, ultrabook protegido por vidro Gorilla Glass. O vidro ultrarresistente, aliás, também teve uma nova versão mostrada na feira.
Foto: Getty Images
Promovidos principalmente pela Intel, os ultrabooks chamaram atenção dos visitantes da feira
A Intel também aproveitou a CES para apresentar sua visão de futuro para os ultrabooks. Os computadores devem ganhar, em breve, telas sensíveis ao toque, além de recursos como reconhecimento de voz e gestos, numa tentativa de tornar a interface dos produtos mais fácil. Os recursos, no entanto, só devem chegar na próxima geração dos ultrabooks, que também contará com os novos chips da Intel, Ivy Bridge, e o Windows 8.
TVs inteligentes
A CES 2012 contou com modelo de TV com telas gigantes e com qualidade de imagem impressionantes, como os modelos com tecnologia OLED lançados pela LG e pela Samsung. Mas outros recursos chamaram mais a atenção do público: o reconhecimento de voz e gestos que, a partir de agora, passam a fazer parte das novas TVs que chegarão ao mercado. Ao comprar uma TV dessas, em vez de usar o controle remoto, o usuário pode apenas falar ou gesticular em frente ao aparelho para trocar de canal ou controlar o volume.
As TVs conectadas também marcaram presença no evento, agora ainda mais poderosas com processadores desenvolvidos pelas próprias fabricantes. Elas ganharam novas versões do sistema também que, além dos recursos de reconhecimento de voz e gestos, podem se conectar mais facilmente com outros dispositivos da casa, como geladeiras, máquinas de lavar, smartphones. No caso da Samsung, as novas TVs conectadas usam até computação em nuvem.
Smartphones
A grande novidade entre os celulares anunciados na CES foi o Lumia 900, smartphone mais avançado da Nokia com Windows Phone. O produto chega em breve aos Estados Unidos, país onde a Nokia tem presença fraca no mercado. A empresa exibiu o produto em seu estande, fora do pavilhão principal da CES 2011, mas não deixou que os visitantes tocassem o aparelho.
Foto: Getty Images
Com apoio da Microsoft, a Nokia foi destaque entre os fabricantes de smartphones com o Lumia 900
Entre os outros lançamentos estão o LG Spectrum, aparelho que filma em full HD (1080p) e exibe vídeos em HD. A Huawei, fabricante chinesa, anunciou o lançamento do smartphone com Android mais fino do mundo, o Ascend PS1. Ele tem apenas 6,69 milímetros de espessura. Outra novidade futura foi a entrada da Intel no mercado de chips para dispositivos móveis. Lenovo e Motorola serão as primeiras a fabricar smartphones e tablets com chips da Intel.

Tablets
Ao contrário da CES 2011, onde dezenas de tablets foram anunciados para concorrer com o iPad, a CES 2012 teve poucos lançamentos. A Asus, por exemplo, apresentou um modelo de 7 polegadas, com chip Tegra 3, que deve chegar ao mercado americano em breve, com preço de US$ 250 – um forte concorrente para o Kindle Fire, tablet da Amazon, que está fazendo grande sucesso nos Estados Unidos.
As maiores novidades para os tablets estiveram relacionadas ao software. A Microsoft, em sua última participação na CES, fez uma demonstração morna, mas demorada, do Windows 8, com sua interface Metro especial para tablets. A nova versão do sistema é esperada para até o final de 2012, quando diversos tablets com o novo sistema devem pipocar no mercado. A Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, também anunciou a primeira atualização de software para o tablet PlayBook que, finalmente, disponibiliza e-mail nativo.
Fonte: Tecnologia.IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas