Quem sou eu

Minha foto

Me chamo Rogério Rocha. Sou maranhense da cidade de São Luís, mas na verdade me sinto um cidadão do mundo. Sou pós-graduado em Direito Constitucional (Universidade Anhanguera-Uniderp-LFG), pós-graduado em Ética (IESMA), Graduado em Filosofia e Direito (UFMA), mestrando em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Atualmente sou Servidor do Poder Judiciário do meu estado. Exerci a advocacia durante 6 anos de minha vida,atuando nas áreas de Direito Civil (Família), Direito do Trabalho e do Consumidor. Fui professor do CEFET- MA (atual IFMA) por 2 anos, período em que lecionei tanto para o ensino médio quanto para os alunos de áreas técnicas as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico. Escrevo poesias desde os 12 anos de idade. Homem livre e de bons costumes, amante da música, da arte, da história e de viagens. Obs.: Postgraduate in Constitutional Law (University Anhanguera-Uniderp-LFG), Postgraduate in Ethics (IESM), graduated in Philosophy and Law (College); Public Server at Judiciary Power, Teacher, Poet.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Projeto da UFMA participará da Semana Nacional de Tecnologia




O projeto Semente Digital, desenvolvido pelo Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi selecionado no edital Programa de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O projeto participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCT), evento do Governo Federal que irá promover atividades científicas em todo o Brasil, inclusive em São Luis.

A SCT tem como tema: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos. A inserção do projeto se deve ao fato de que, em São Luis, além dos danos que as chuvas causam à maioria das cidades, existe a contínua perda de uma de suas maiores riquezas, os casarões históricos que, a cada temporada de chuvas, vão sendo danificados.

A proposta do projeto Semente Digital, coordenado pelo professor Márcio Carneiro do Departamento de Comunicação Social da UFMA, é  desenvolver ações de Educação Patrimonial, tendo como público alvo estudantes de ensino fundamental, médio e universitários. A ideia é, através de recursos inovadores e uso de novas tecnologias de processamento de imagem, apresentar o Patrimônio Histórico de São Luís de forma lúdica e interessante.

O projeto baseia-se em ações dentro de três linhas básicas: a criação de instalações, ambientes imersivos, gerados por imagens de computador com cenas e fotos do Centro Histórico onde o visitante pode navegar e interagir através de controles Kinect que permitem que o usuário comande a aplicação apenas com gestos do corpo; a discussão e a divulgação da problemática da preservação patrimonial através de mesas redondas com especialistas e a comunidade; e oficinas e mostras de produção audiovisual, inclusive com produtos de TV DIGITAL interativa como o vídeo “Navegar”, primeiro documentário com aplicação de interatividade produzido no Maranhão, em uma parceria entre a UFMA e o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As ações do projeto Semente Digital na Semana Nacional de Tecnologia serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de outubro no Laboratório de TV, no Centro de Ciências sociais (CCSO) da UFMA, no Campus do Bacanga. No dia 19, às 14h haverá mostra interativa sobre o Patrimônio Histórico, no dia 20 além da mostra haverá, das 16h às 18h, uma Mesa Redonda com o tema: Patrimônio Material - Problema ou Solução? E no dia 21, às 16h, haverá a exibição do documentário “Navegar”. Vale a pena conferir!

Fonte: LABCOM
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, sugerindo e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas