sábado, 29 de outubro de 2011

DIca de Livro: Michael Sandel - Justiça: o que é fazer a coisa certa



Nossa dica de livro de hoje trata-se de uma obra recentemente lançada no mercado nacional pela editora Civilização Brasileira. Em "Justiça: o que é fazer a coisa certa", o professor de Harvard, Michael Sandel, através de argumentos filosóficos consolidados sobretudo pelo pensamento kantiano nos mostra que a justiça é um conceito por demais complexo. Mostra-nos que geralmente tomar uma decisão entre o que é certo ou errado é muito mais difícil do que parece. 

Dentre as questões abordadas nesse livro, estão: quais são nossos deveres para com os outros como pessoas de uma sociedade livre? O governo deve taxar o rico para ajudar o pobre? O livre mercado é justo? Pode ser errado, às vezes, falar a verdade? Matar pode ser moralmente necessário? É possível, ou desejável, legislar sobre a moral? Os direitos individuais e o bem comum conflitam entre si?


A obra ora publicada é fruto do curso “Justiça”, que o autor desenvolve na Universidade de Harvard e que figura dentre os mais populares e influentes daquela instituição. Nele Sandel relaciona as grandes questões da filosofia política aos mais prosaicos assuntos do dia, em aulas que são verdadeiros exemplos de como um professor pode tornar atraente e empolgante a disciplina da filosofia do Direito.


Este livro é uma exploração investigativa e lírica do significado de justiça que convida os leitores de todas as doutrinas políticas a considerar as controvérsias familiares de maneira nova e iluminada. Ação afirmativa, casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, serviço militar, patriotismo e protesto, os limites morais dos mercados — Sandel dramatiza o desafio de meditar sobre esses conflitos e mostra como uma abordagem mais firme da filosofia pode nos ajudar a entender a política, a moralidade e também nossas convicções. 
 
Na esteira da autores como Jürgen Habermas e Amartya Sen, Michael Sandel confirma ainda mais sua posição de destaque entre os maiores pensadores deste século, trazendo a lume esta nova e essencial contribuição para o estudo da ética, da moral e da teoria da justiça.

TÍTULO: JUSTIÇA: O QUE É FAZER A COISA CERTA
ISBN: 9788520010303
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
PÁGINAS: 352
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2011
ANO DE EDIÇÃO: 2011
EDIÇÃO: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas