Quem sou eu

Minha foto

Me chamo Rogério Rocha. Sou maranhense da cidade de São Luís, mas na verdade me sinto um cidadão do mundo. Sou pós-graduado em Direito Constitucional (Universidade Anhanguera-Uniderp-LFG), pós-graduado em Ética (IESMA), Graduado em Filosofia e Direito (UFMA), mestrando em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Atualmente sou Servidor do Poder Judiciário do meu estado. Exerci a advocacia durante 6 anos de minha vida,atuando nas áreas de Direito Civil (Família), Direito do Trabalho e do Consumidor. Fui professor do CEFET- MA (atual IFMA) por 2 anos, período em que lecionei tanto para o ensino médio quanto para os alunos de áreas técnicas as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico. Escrevo poesias desde os 12 anos de idade. Homem livre e de bons costumes, amante da música, da arte, da história e de viagens. Obs.: Postgraduate in Constitutional Law (University Anhanguera-Uniderp-LFG), Postgraduate in Ethics (IESM), graduated in Philosophy and Law (College); Public Server at Judiciary Power, Teacher, Poet.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Calota polar do Ártico nunca esteve tão pequena



A calota de gelo que cobre o Polo Norte nunca foi tão pequena em julho. Dados do Centro Nacional de Gelo e Neve, dos Estados Unidos, mostram que o derretimento no Ártico, provocado pelo aquecimento global, bateu novo recorde para o mês de julho. A extensão de gelo no oceano caiu rapidamente nas duas primeiras semanas do mês. O Polo Norte perdeu quase 120 mil quilômetros de superfície gelada por dia. A área coberta por até 15% de gelo agora está abaixo do mínimo registrado em 2007, quando a superfície chegou ao mínimo absoluto, no fim da temporada de derretimento, em setembro.

O gráfico acima mostra a evolução do gelo até o dia 17 de julho de 2011. A linha azul mostra a evolução em 2011. O pontilhado verde indica 2007, que era o recorde anterior. O azul escuro é 2010. A faixa cinza mostra a média histórica, entre 1979 e 2000.

A temporada de derretimento ainda prossegue no Ártico, que agora vive o auge do verão. A menor extensão de gelo é alcançada em setembro. Como este ano já está batendo o recorde de 2007, é possível que a temporada de derretimento também chegue em setembro com uma extensão de gelo menor que aquele ano.


(Alexandre Mansur)

Fonte: Blog do Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, sugerindo e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas