Quem sou eu

Minha foto

Me chamo Rogério Rocha. Sou maranhense da cidade de São Luís, mas na verdade me sinto um cidadão do mundo. Sou pós-graduado em Direito Constitucional (Universidade Anhanguera-Uniderp-LFG), pós-graduado em Ética (IESMA), Graduado em Filosofia e Direito (UFMA), mestrando em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Atualmente sou Servidor do Poder Judiciário do meu estado. Exerci a advocacia durante 6 anos de minha vida,atuando nas áreas de Direito Civil (Família), Direito do Trabalho e do Consumidor. Fui professor do CEFET- MA (atual IFMA) por 2 anos, período em que lecionei tanto para o ensino médio quanto para os alunos de áreas técnicas as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico. Escrevo poesias desde os 12 anos de idade. Homem livre e de bons costumes, amante da música, da arte, da história e de viagens. Obs.: Postgraduate in Constitutional Law (University Anhanguera-Uniderp-LFG), Postgraduate in Ethics (IESM), graduated in Philosophy and Law (College); Public Server at Judiciary Power, Teacher, Poet.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Scrat: um modelo de persistência na animação "A Era do Gelo"

izazumak | SCRAT...O ESQUILO DA ERA DO GELO...
O incansável Scrat: modelo de persistência
Certa feita participava de um curso oferecido pelo Tribunal de Justiça, na Escola da Magistratura, sobre qualidade no atendimento, quando, durante sua exposição, em uma das aulas que assisti, o nosso instrutor, trabalhando o tema da persistência (falando daqueles que nunca desistem, que estão focados em metas, que perseguem um objetivo infatigavelmente e, com isso, vencem), pediu à turma que citasse um exemplo que ilustrasse essa inabalável força de vontade, que a tudo resiste, mesmo ante as adversidades mais atrozes. Sem titubear, e como ninguém se manifestara até então, disse: Professor! O Esquilo da Era do Gelo!!!

Na mesma hora, a turma toda, inclusive o instrutor, caiu em gargalhada. No entanto, passado o momento de descontração gerado pela minha resposta, o próprio mestre começou a refletir sobre a figura do personagem daquela famosa animação. 


Esquilo, A Era do Gelo 800x600 Papel de Parede Wallpaper
A imagem da persistência
Quando disse que aquele esquilinho atrapalhado, o Scrat, era o "cara" mais persistente que eu já vira, um modelo de determinação, era a mais pura verdade! 

Bem ao gosto da moderna teoria da administração, de seus experts, gestores, CIO's, CEO's e afins, o personagem do esquilo criado pelo genial Carlos Saldanha se encaixa perfeitamente na noção de foco no resultado, de traçar uma meta e não se abalar de forma alguma com os obstáculos que irão surgir em meio ao caminho entre nós e o alcance do objetivo.

Foco no objetivo

Do primeiro ao terceiro filme da série, em todos os momentos em que esteve em ação, o tal Scrat mostrou-se um lutador incansável, quase obsessivo, em sua relação de amor intenso pelo seu grande objeto de desejo: a noz. Em meio a inúmeras atrapalhadas, aventuras, infortúnios sucessivos, nosso pequeno personagem nunca desistiu. Deu sua vida, seu tempo, sua alma por aquela "quase castanha". O troço é tão sério que daria até uma tese científica, caso fôssemos averiguar todos os aspectos de sua busca incessante pela conquista do alimento quase inalcançável.

Pois é... então estamos conversados. E fica aqui, para os que se reclamam de tudo, o exemplo desse carinha sem igual. Obstinação, teu nome é Scrat!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, sugerindo e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas