quarta-feira, 22 de junho de 2011

Grandes compositores clássicos - Franz Schubert



Franz Peter Schubert


31 de janeiro de 1797, nascia em Viena, Áustria, Franz Schubert.

Compositor de extrema importância para a música universal, criador de missas, óperas, sinfonias, sonatas, quartetos e inúmeros lieder (mais de 600), gênero este que o fez mais respeitado à época.

Schubert nasceu e viveu para a música. A partir dos 16 anos assumiu a música em tempo integral. Escrevia por impulso, compunha com grande fluência e admirável criatividade. Nenhum compositor produziu tanto em tão pouco tempo (morreu aos 31 anos, de sífilis). Em vida, entretanto, não alcançou a consagração, muito embora tenha nos deixado inúmeras obras-primas, sem falar em sua importante contribuição à música de câmara.

Sua música é quase sempre vivaz, espontânea, intensa. Tinha como uma de suas características alternar entre os modos maior (expressa alegria) e menor (expressa tristeza).

Cantou o amor e a dor com imenso lirismo. Viveu a música em sua intensa vida, regada a noitadas de vinho, festas e exaltação do belo. Sua Sinfonia n.º 8, Inacabada, resume com perfeição a sua breve vida, incompleta, porém rica em sentimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas